Fundação Benfica inaugura habitação recuperada

No dia 26 de Julho o Presidente do Município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves e o Presidente Executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, procederam à inauguração da habitação de Agostinho Barroso e de Maria de Fátima Sousa, em Vila Facaia, recuperada pela Fundação Benfica.

De referir que o Sr. Agostinho Barroso se encontra ainda internado na Fundação Nª. Sra. da Guia em Avelar – Ansião, devido a um AVC de que foi vítima já depois do fogo. No entanto, a Autarquia encarregou-se de o ir buscar e depois voltar a levar, dado se encontrar em franca recuperação e os médicos terem autorizado e até aconselhado a sua presença no acto. A recuperação desta casa teve em consideração eventuais mazelas futuras do proprietário, ficando com um rés-do-chão absolutamente autónomo e com acesso de rampa. Apenas o 1º andar é servido por escadas.

Carlos Moia afirmou tratar-se de um apoio social concedido pela Fundação Benfica tendo em consideração a sinalização feita pelo Município de Pedrógão Grande, num contexto de extrema fragilidade social por parte da família, destacando “a ampla e profícua colaboração desenvolvida com o Município e demais parceiros”.

Questionado sobre os custos desta reabilitação, o Presidente da Fundação Benfica escusou-se a concretizar valores, referindo “é mais que cimento, é uma causa social que não tem preço que vão continuar a acompanhar”.

Valdemar Alves realçou a “reabilitação social da família”, e considerou este gesto como “uma segunda oportunidade que é dada a esta família que vai ser acompanhada pela área social da Autarquia” colocando o foco da sua intervenção na reabilitação social, não apenas neste caso, mas de uma forma geral nas intervenções pós-incêndio de Junho de 2017.

Maria de Fátima Sousa falou em nome do casal para, nitidamente emocionada e feliz, agradecer à Fundação Benfica e à Autarquia de Pedrógão Grande.

Esta iniciativa enquadra-se na resposta da Fundação Benfica aos trágicos incêndios de 2017 e que contempla, ainda, os projectos “Fica Bem Seguro” e “Faz da tua Escola um viveiro!”, que incidirão nos concelhos mais afectados na região centro. Estes projectos foram apresentados no passado dia 23 de Maio, após a visita à casa agora a inaugurar – então em obras – com a presença do Presidente do S. L. e Benfica e da Fundação Benfica, Luís Filipe Vieira.

Comments are closed.

Scroll To Top