Francisco H. Neves – Crónica da Fraga: CALENDÁRIO DA AMIZADE E DO COMPADRIO

18CF

Tradição. O «dia de amigos» e o «dia de amigas» são tidos, por alguns autores, como uma originalidade açoriana, mas em rigor não se sabe, tudo ainda obscuro. Sabe-se porém, que se trata de uma «tradição secular», que se vive intensamente em todas as nove ilhas da região autónoma e na sua diáspora. E também aqui no continente, quer nas suas casas regionais, quer nos vários núcleos de açorianos aqui radicados, quer ainda nos vários núcleos de continentais que passaram pelos Açores, onde assimilaram o espírito da tradição e aqui o cultivam. Mas afigura-se que no continente este calendário está ainda pouco estudado.

 

Sentido. Os jantares do «dia de amigos» e do «dia de amigas», são organizados com alguma antecedência e aguardados com entusiasmo. E com razão. É que jantares de amigos e de amigas há durante todo o ano e por toda a parte. Mas nestas precisas datas a refeição traz consigo um significado acrescido, o sentido de juntar, celebrar e fomentar a amizade, entre pessoas reunidas à volta da mesma mesa.

 

Espontâneo. Estes grupos nascem geralmente pequenos. Depois vão crescendo ano após ano e desdobram-se pelo caminho, por questões de espaço e de sensibilidades. Mas todo o processo é espontâneo e natural. Em Castanheira de Pera o primeiro núcleo de amigos está criado e instalado. Agora é desejável que frutifique, que faça o seu caminho, como os demais seus congéneres.

 

Compadres. Quanto aos dias de compadres e de comadres são datas transversais a todo o território nacional, assumindo formas de expressão variadas. Notável a «Festa dos Compadres» em Santana (Madeira). Já no continente estas manifestações estão algo desactivadas, ainda assim subsistem em algumas instituições de solidariedade social, cultura e recreio. Em Castanheira de Pera ainda há pessoas com memória das antigas vivências, que certamente não deixarão das transmitir aos mais novos.

Que neste ano de 2017 todos tenham boas amizades!

 

Ortiga/Janeiro/2017.

Francisco H Neves

PS.

Mas o melhor é ver e ouvir.

No ano anterior, em Angra do Heroísmo

O dia de amigos foi assim:

https://www.youtube.com/watch?v=TLE3fbW9X7s

E o dia de amigas assim:

https://www.youtube.com/watch?v=MjBoc_kW7Gc

Confira na página electrónica.

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top