FLII – Palavras de Fogo 2020 em Figueiró dos Vinhos

O Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, promovido pela Arte-Via Cooperativa em parceria com diversas instituições e municípios, incluindo Figueiró dos Vinhos, conheceu no fim-de-semana de 8 a 11 de Outubro, a sua terceira edição, este ano dedicado a duas personalidades da cultura portuguesa: Maria de Lourdes Pintasilgo, e Fernando Namora.

Em Figueiró dos Vinhos, a Biblioteca Municipal Simões de Almeida (Tio) recebeu na sexta-feira, dia 9 de Outubro, o lançamento do livro do nosso colaborador Alcides Martins “Lírios do Monte: Sonetos”, com a apresentação a cargo de José Carlos Leitão. Um livro “escrito nos intervalos das aulas num Café da Baixa de Coimbra ao pé do consultório de Miguel Torga” antes da doença retirar Alcides Martins da vida académica, na altura “um aluno brilhante da Faculdade de Direito de Coimbra”, segundo José Carlos Leitão.

No sábado à noite, foi altura para o lançamento do livro “7 Factos”de outro colaborador de O Ribeira de Pera, Sérgio Godinho, que decorreu on-line, na plataforma “Zoom”.

À tarde, no pátio da Biblioteca Municipal, os escritores brasileiros Mabel Cavalcanti e Wagner Merije, acompanhados por Maria da Graça Melo, presidente da Associação Portuguesa de Poetas, animaram um debate literário, que acabou com todos os participantes a dançar um ciranda, Sereia, da autoria de Mabel Cavalcanti. Esta animação contou também com a presença de Margarida Santos, presidente da Fundação Cuidar do Futuro.

No domingo, na Casa da Cultura, cinema e música marcaram presença, com a exibição do documentário “A Máscara de Cortiça” de Tiago Cerveira, e com os encontros musicais de Mabel Cavalcanti e Zety Zety.

 

Comments are closed.

Scroll To Top