Figueiró dos Vinhos  – Workshop de Musicoterapia

No âmbito do Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria, a CIMRL desenvolveu um conjunto de 3 workshops de Musicoterapia, com o objectivo de sensibilizar os participantes para a temática da Musicoterapia enquanto intervenção terapêutica sistematizada.

Pretendeu-se também fazer compreender o impacto da Musicoterapia, como intervenção, que pode acontecer no domínio não verbal nas mais variadas faixas etárias e esclarecer pais, cuidadores, familiares e profissionais de educação relativamente à Musicoterapia em determinadas problemáticas associadas ao contexto escolar.

O último workshop calendarizado aconteceu em Figueiró dos Vinhos, no passado dia 27, no auditório do CentroInvest, que encheu. Ao todo cerca de 150 pessoas participaram nos 3 workshops de Musicoterapia, realizados também em Leiria e Pombal .

No decorrer dos workshops foram apresentadas algumas problemáticas onde a Musicoterapia pode intervir, tendo sido partilhados exemplos de intervenções, para além de ter sido possível experienciar algumas atividades práticas.

Os workshops destinaram-se a pais, encarregados de educação e cuidadores, equipas multidisciplinares PICIE, educadores e professores, técnicos e comunidade docente.

.Esta iniciativa integrou-se no Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria, e faz parte do desenvolvimento de um projeto piloto com a intervenção da musicoterapia como contributo para o sucesso escolar, que incluem também a realização de sessões individualizadas para 130 alunos do território.

As acções foram, dinamizadas pela equipa especializada de musicoterapeutas da Criativetag, pretendendo-se sensibilizar os participantes para a temática da Musicoterapia enquanto intervenção terapêutica sistematizada; fazer compreender o impacto da Musicoterapia como intervenção que pode acontecer no domínio não-verbal nas mais variadas faixas etárias e esclarecer pais, cuidadores, familiares e profissionais de educação relativamente à Musicoterapia em determinadas problemáticas associadas ao contexto escolar.

Neste sentido, utilizando uma abordagem teórico-prática, o workshop consistiu no desenvolvimento de temáticas como a Definição de Musicoterapia (ideia base); a População e problemáticas nas quais pode intervir; a Partilha de exemplos de intervenção e, consequentemente, a experimentação de algumas actividades práticas.

António B. Carreira

Comments are closed.

Scroll To Top