Figueiró dos Vinhos –  Novo livro de Alcides Martins

 

“Lírios do Monte” é o nome do novo livro de poemas, sonetos decassílabos heróicos do nosso colaborador Alcides Martins.

A obra vai ser apresentada na Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, no próximo dia 20 de Março, pelas 21h00, ficando a apresentação a cargo de José Carlos Leitão.

 

Alcides Martins

Filho de Alcides Martins Coelho e de Deolinda Coelho Dias, Alcides José Dias Martins, nasceu a 2 de Abril de 1969 na freguesia de Sé Nova Coimbra.

Com apenas 2 anos de idade fazia rimas, impulsionado pelo que ouvia de Ary dos Santos na rádio.

Desde a escola primária que foi dos melhores alunos. No seminário em Cernache do Bonjardim, fazia os testes de português em verso na parte da redacção. Aqui ganhou prémios literários e de música, tocando harmónica, com vários trabalhos premiados em várias disciplinas, tendo dividido o montante dos prémios com as pessoas mais pobres que conhecia.

Ingressou na Universidade de Coimbra, onde foi um bom aluno, mas uma doença mental, atirou-o para o insucesso escolar. Na escrita é bastante hábil, chegando a ser repentista.

Editou em 2004 um livro intitulado “Morrer de Pé”. Escreveu um livro na enfermaria da psiquiatria dos HUC. Publicou também a  “Epopeia Maubere”. E embora doente, prestou grandes cuidados a outros doentes.

Colaborou 20 anos com o jornal  “A Comarca de Figueiró” e também 7 anos com o “jornal “Expresso do Centro”. Colabora atualmente com o jornal “Horizonte”  e “O Ribeira de Pera”.

Publicou em 2014 a obra de poemas “Definições e Conclusões” e “Sonetos Líricos e Bucólicas líricas”.

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top