Figueiró dos Vinhos: Javalis preocupam PSD. Destroem culturas e causam prejuízos 

O vereador da coligação PSD/CDS na Câmara Municipal, apresentou em reunião daquele órgão autárquico uma recomendação ao executivo, de que este “não deve ficar de braços cruzados” perante o problema.

Na óptica do vereador social-democrata, os produtores e proprietários rurais estão preocupados com os avultados e crescentes prejuízos agrícolas decorrentes do aumento descontrolado da população de javalis. Estes invadem os lugares, destruindo as culturas, as hortas, os quintais e a agricultura de subsistência de muitas famílias.

Ainda de acordo com o autarca, vários Munícipes relataram que “estamos perante o aumento exponencial de javalis que de forma avassaladora irrompe todos os dias pelas povoações, já há casos assinalados na própria vila, deixando atrás de si um rasto de destruição e de prejuízos. Estamos perante situações de superpopulação que podem vir até a constituir, uma ameaça para a saúde pública por se revelarem um meio de fácil transmissão de doenças, como a tuberculose, a triquinose ou, mais grave ainda, a peste suína africana.”

Filipe Silva mostrou-se também preocupado com a segurança rodoviária. “Muitos acidentes são causados por javalis que atravessam inesperadamente as estradas”.

Concluindo: “É, pois, urgente tomar medidas. Segundo as Associações de Caçadores está na altura de fazer as esperas, porque é quando os animais começam a procurar novas culturas. O Partido Social Democrata entende que, perante as inúmeras queixas que se ouvem um pouco por todo o concelho, a Câmara Municipal deve, com urgência, chamar o assunto a si e em articulação com as entidades competentes e as Associações de Caçadores delinear estratégias para a elaboração de um plano rápido de redução e controlo da população de javalis respeitando, naturalmente, a legislação ambiental e os requisitos de proteção da natureza e da própria espécie.”

Comments are closed.

Scroll To Top