Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande promoveram Semana Intermunicipal de Empreendedorismo nas Escolas

Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande promoveram Semana Intermunicipal de Empreendedorismo nas Escolas

7conc_id_1

 

No âmbito da promoção do empreendedorismo na vertente escolar, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande promoveram e participaram num conjunto de iniciativas que pretenderam abrir horizontes aos alunos, dotá-los de competências empreendedoras e diversificar as opções futuras.

Numa escala mais abrangente, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os 10 municípios associados e com as respectivas escolas, promove um Concurso de Ideias que começa por ter acções municipais que vão culminar no dia 20 de Março, em Pombal, com a Final Intermunicipal.

Incutir nos alunos algumas das competências-chave do empreendedorismo é um dos objectivos deste projecto.

Por outro lado, os três Municípios decidiram ser oportuno promover iniciativas conjuntas que se traduzem na realização da Semana Intermunicipal do Empreendedorismo e das Profissões, que se realiza entre 4 e 20 de Março de 2015.

Para além dos Concursos de Ideias em cada Município decorreu no dia 16 de Março em Castanheira de Pera uma Apresentação de Ideias de Negócios onde foram apresentados os projectos melhor classificados em cada município.

No dia 18 de Março em Figueiró dos Vinhos vai decorrer um Dia Aberto à Comunidade, incluindo o II Fórum Ciência Curiosa, uma mostra de oferta formativa, entre outras actividades.

No dia 20 de Março em Pedrógão Grande vai acontecer uma Conversa com Empreendedores (“bons exemplos da região”).

7conc_id_2

“Smart Fridge” foi o vencedor do Concurso Municipal de Ideias em Figueiró dos Vinhos

 

 

Em Figueiró dos Vinhos o Projeto “Smart Fridge” foi o vencedor do Concurso Municipal de Ideias cuja apresentação decorreu no dia 11 de Março na Casa da Cultura. A Bárbara Lopes, o João Nogueira e o Fábio Lopes vão assim representar Figueiró dos Vinhos na final da CIM Região de Leiria que decorre no próximo dia 20 de Março em Pombal.

O projecto tem como base um dispositivo que controla os stocks e as validades dos produtos usualmente existentes num frigorífico doméstico, incluindo uma aplicação para smartphone.

7conc_id_3

CinderBo2X ficou em 2º lugar

 

Em segundo lugar, e com direito a representar o município na apresentação que hoje decorreu em Castanheira de Pera ficou o projecto CinderBo2X, um cinzeiro ecológico e purificador do ar.

No total apresentaram-se a concurso 19 projectos envolvendo 56 alunos, dos quais foram apurados 11 que disputaram os 8 lugares na final, que foi disputada, para além dos anteriores referidos, pelos projectos Arts & Friendship Company, Faz-te à Vida, Fig’s Weel, Figo, Go Up e ProcaFig Animals.

O júri foi constituído por Marta Brás, Vice Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Rui Lopes, Director IEFP (FV) e José Bruno Catrau, Empresário, sendo que os critérios de inovação contabilizavam 30% da avaliação com o grau de inovação, 25% exequibilidade, 20% qualidade da apresentação, 15% estado de desenvolvimento e 10% com o grau de impacto no território da CIM RL. O primeiro prémio foi um tablet para cada membro da equipa.

Em Castanheira o projecto vencedor foi Casconhos, um bombom à base de castanha tendo como logótipo um barrete de campino. O segundo classificado foi Culture Spot, uma associação enraizada nos valores culturais e gastronómicos do município.

Em Pedrógão Grande o vencedor foi Do Medronho aos Pedroguenses, que aposta na plantação e exploração de medronhos e seus derivados. Biscoitinas de Azeite, um biscoito à base de azeite e ervas aromáticas com o qual se pretende também promover a venda de azeite pelos pequenos produtores e Peraltas, bolinhos que têm subjacente a lenda da Princesa Peralta tiveram também direito a serem apresentados na apresentação à comunidade que decorreu hoje em Castanheira de Pera.

Os três projectos vencedores vão agora representar os respectivos municípios na Final Intermunicipal que vai decorrer em Pombal no dia 20 de Março, à qual concorrem os 10 municípios que integram a CIM da Região de Leiria, promotora da iniciativa.

António B. Carreira

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top