Fundada no dia 18 de Maio de 1935, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos comemorou a efeméride no passado dia 23 de Maio.
Após a recepção às entidades oficiais, feita com o Corpo de Bombeiros em formatura na parada do quartel, procedeu-se as promoções dos Bombeiros, entrega de Medalhas de Assiduidade e Dedicação (Ver lista em baixo).
Com a Tribuna de Honra a ser constituída por Jorge Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, João Cardoso Araújo, Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, Anabela Silva, em representação da Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos, Comandante Ricardo Costa, 2º Comandante Operacional Distrital de Leiria, em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Comandante José Requeijo em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Almeida Lopes, Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Leiria, Paulo Cipriano, Presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, José Carlos Quintas, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e Jorge Alexandre Martins, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, teve início da Sessão Solene.
Antes do período de intervenções, foi distinguida com título de sócio benemérito a empresa Mitsubishi Fuso Truck Europe, Sociedade Europeia de Automóveis S.A. tendo recebido o respectivo diploma, em nome da sociedade, o CEO da companhia, Jorge Rosa. A Mitsubishi Fuso Truck Europe, Sociedade Europeia de Automóveis S.A fez a doação aos Bombeiros Voluntários de uma viatura de combate a incêndios.
Seguiram-se as intervenções de João Cardoso Araújo, que deixou vários agradecimentos, entre os quais à Câmara Municipal pela oferta de uma ambulância à associação e do Comandante Jorge Martins, que teve palavras de amizade para com o Chefe Amândio pela situação difícil que está a atravessar, e tornou público um louvor a todos os membros da Corporação, por, apesar de todos os condicionalismos, terem sabido ultrapassar todas as dificuldades para o cumprimento das suas missões.
José Carlos Quintas, presidente da direcção, deixou um apelo ao representante da Liga dos Bombeiros Portugueses quanto aos prazos de pagamento do Estado pelos serviços de saúde, que, de acordo com a lei, deviam ser de 45 dias, mas que chegam aos oito meses, causando graves constrangimentos à tesourarias da associações. O Comandante Almeida Lopes, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, referiu que, apesar de limitados na acção pelos constantes ataques que vão marginalizando os bombeiros voluntários, estes continuam a dizer presente, mesmos quando mal tratados, mas que não estão a ser “comidos por parvos”.
O Comandante José Requeijo, da Liga dos Bombeiros Portugueses, depois de endereçar os parabéns aos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, não só pela disciplina demonstrada na formatura, como pelo número e género, referiu que tinha tomado boa nota dos recados endereçados à Liga por José Carlos Quintas, e lembrou que o financiamento dos bombeiros está em lei, mas que o Estado não cumpre, dando como exemplo que neste momento o valor do financiamento está em 30 milhões de euros para as 457 associações, quando deveria estar em 26 milhões. E que este incumprimento se estende também aos prazos de pagamentos do Estado pelos serviços de saúde.
Durante a intervenção do representante da Liga, foi entregue ao Bombeiro de 3ª Luís Samuel Dias Lopes, o Crachá de Ouro, 35 anos de serviço.
O Comandante Ricardo Costa, 2º CDOS de Leiria, deus os parabéns a Figueiró dos Vinhos pela manutenção do Centro de Meios Aéreos, de deixou um abraço enviado pelo CDOS, Comandante Carlos Guerra, que por estar de férias não esteve presente nestas comemorações.
Jorge Abreu, Cresidente da Câmara Municipal encerrou o período de intervenções, e depois de vários agradecimentos, aos bombeiros, comandos e dirigentes da associação, classificou os serviços prestados pelo bombeiros como “imprescindíveis”, e, dando resposta a uma sugestão deixada pelo Comandante Jorge Martins na sua intervenção, referinu que o regulamento camarário de apoio aos bombeiros voluntários não é um documento fechado, podendo sempre ser beneficiado.
As comemorações prosseguiram depois com o descerramento de uma placa no parque de viaturas, em homenagem ao Comendador Jorge Lopes, seguindo-se a bênção de quatro novas viaturas.
Após o desfile motorizado pelas ruas da Vila, o almoço de convívio encerrou, como habitualmente, as comemorações.
Estagiários promovidos a Bombeiro de 3ª
Daniela de Jesus Estanqueiro
Ana Sofia Lopes Silva
Álvaro Micael Moreira Nunes
Maria Miguel Lopes Silva
André Miguel Alves Leitão
Francisca Conceição Santos Silva
Sérgio Paulo de Jesus Domingos
Diana Isabel Dias da Silva
Américo José da Silva Pina
Promoção a Bombeiro de 2ª
Rita Rute Conceição Dias
Cristiano Filipe Martins Gomes
Vitor Manuel Simões Coelho
Ricardo José Godinho Encarnação
Promoção a Bombeiro de 1ª
Ana Cristina Silva Dias
Paulo Jorge Tavares Reis
Promoção a Subchefe
Henrique Antunes Santos
José Ricardo Dias Paiva
Bruno Humberto Gonçalves
Promoção a Chefe
Paulo Renato Conceição Nogueira
Pedro Miguel Lima Lopes
Medalhas de Assiduidade, Dedicação e de bons e efectivos serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses
Medalha de Grau Bronze, 5 anos
Rita Rute Conceição Dias
Eduardo Scarchetti
Diogo André Ferreira Leal
João Pedro Simões Esteves
Diogo Miguel Ferreira Caetano
Anabela da Conceição Santos
Paulo Manuel da Conceição Silva
Fernando Silva Rosa
Medalha de Grau Prata, 10 anos
Vitor Manuel Simões Coelho
Ricardo José Godinho Encarnação
David Renato Santos Nogueira
Luís Carlos Correia Batista
Armando Manuel Fonseca Ramos
Medalha Grau Ouro, 15 anos
João António Rosa Marques Vaz
Miguel Ângelo Lopes Guimarães
José Ricardo Dias Paiva
Avelino Filipe Lopes dos Santos
Rodrigo Jorge Ferreira da Silva Lopes
Ana Filipa Simões Esteves
Nuno Tiago Conceição David
Patrícia Andreia Mendes da Silva
Medalha Grau Ouro, 20 anos
Jorge Manuel Nunes Martins
Luís Miguel da Silva Agostinho
Medalha de Grau Ouro, 25 anos
Fernando Manuel da Silva Pires
Henrique Antunes dos Santos
Nuno Miguel Nunes Lopes
Medalha de Dedicação e Altruísmo, 30 anos
Paulo Jorge Lopes Batista
Paulo Alexandre da Silva Lopes
Crachá de Ouro, 35 anos de serviço
Luís Samuel Dias Lopes
António B. Carreira