Figueiró dos Vinhos – Bombeiros: Natal com novo Comandante

Os Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos comemoraram no passado dia 22 de Dezembro mais um Natal, que reuniu dirigentes, funcionários e Corpo Activo da associação, este ano com um motivo extra para comemorar, já que simultaneamente decorreu a tomada de posse do novo Comandante Jorge Martins, que desde Maio deste ano assegurava o comando do Corpo Activo em regime de substituição do anterior Comandante Paulo Renato.

Devido ao mau tempo que se fazia sentir, a recepção às entidades decorreu no Pavilhão Municipal, seguindo-se a cerimónia de tomada de posse do Comandante e Sessão Solene, que decorreram já no salão da Associação. Jorge Martins, o novo Comandante, após receber as insígnias impostas pelo Comandante do Quadro de Honra Joaquim Pinto e pelo Chefe do Quadro de Honra Amândio Martins, seus pai e tio, respectivamente, recebeu das mão do presidente da direcção, José Carlos Quintas o estandarte da Associação, após o que ambos assinaram a Carta de Missão, que se traduz na assunção do compromisso pelo Comandante e, consequentemente, na sua responsabilização pela eficiente organização e funcionamento do Corpo de Bombeiros.

Seguiu-se a Sessão Solene que contou com intervenções das entidades representadas com assento na Mesa: Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, João Cardoso Araújo, Comandante do Corpo de Bombeiros, Jorge Martins Presidente da Direcção, José Carlos Quintas, representante da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Célia Fernandes, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses António Marques, da ANEPC, Comandante Operacional Distrital de Leiria, Carlos Guerra, Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Presidente da Câmara Municipal, Jorge Abreu, com todos a terem palavras de felicitações e incentivo a Jorge Martins.

João Cardoso Araújo lembrou a relevância social e económica da Associação, enquanto prestadora de serviços de segurança e de saúde às populações, mas também a relevância económica para o município, como empregadora e consumidora junto do comércio local.

Jorge Martins agradeceu ao seu pai, Comandante Joaquim Pinto “por me ter ajudado a ser quem sou e pelas palavras sábias e conselhos que me deu”, realçando ainda a marca por ele deixada: “todos reconhecem o seu saber e ajuda no seu crescimento”. Apelou ainda para que se encontrem “soluções para que estes homens e mulheres sejam contemplados com algo de útil, palpável e visível porque tudo o que temos visto até agora é zero”.

José Carlos Quintas recordou o Comandante Lima e o Bombeiro Henrique Gama, falecidos este ano, bem como o sócio Juvenal Domingos. Agradeceu ao Comendador Jorge Lopes o donativo para a festa de Natal, e ao anterior Comandante Paulo Renato, pelo trabalho desenvolvido durante o seu comando. Ao novo Comandante reiterou a sua confiança, destacando que que, pela sua experiência como bombeiro e tendo em conta que vem de uma família de bombeiros, é “conhecedor dos desafios e das dificuldades a enfrentar neste novo percurso de vida”, no qual contará sempre com o “apoio, transparência e dedicação de todos nós”.

Carlos Guerra fez a analogia entre os quatro galões que o Comandante recebera momentos anos, com quatro conceitos: História, Justiça, Lealdade e Humildade.

Carlos Silva garantiu todo o seu apoio ao novo Comandante: “Se precisares de mim no Terreiro do Paço, eu chamo-me Carlos Silva… chama-me e eu venho ter contigo.

Jorge Abreu recordou que há cerca de um ano tinha deixado a promessa de que iria trabalhar para a criação do regulamento de benefícios sociais dos bombeiros. Um ano passou e a promessa foi cumprida, realçando que  “poderemos ir mais além. Será um trabalho gradual e estamos receptivos em alargá-lo”.

Seguiu-se o habitual almoço de confraternização de Natal para bombeiros e suas famílias, funcionários, dirigentes e convidados.

António B. Carreira

 

 

Resumo Curricular do elemento de Comando, Comandante Jorge Martins:

Jorge Alexandre Antunes Martins, ingressou no Corpo de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, a 01-09-1997, na Categoria de Cadete, ingressando na Carreira de Bombeiro a 15-05-2000. Em 20-07-2002, foi promovido ao posto de Bombeiro de 2ª e em 04-09-2004, chegou ao posto de Bombeiro de 1ª. Continuou a sua progressão na Carreira de Bombeiro chegando a Sub-Chefe em 18-06-2007. É desde 15-05-2009 Chefe da EIP dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos.

É detentor, entre outros, dos Curso de: Tripulante de Ambulâncias de Socorro; Formador de Salvamento e desencarceramento; Formador de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais; Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Florestais; Chefe de Equipa de Salvamento e Desencarceramento; Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas; Condução Defensiva em Marcha de Emergência; Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida; Segurança e Comportamento de Incêndios Florestais; Incêndios Florestais nível 4; Incêndios Florestais nível 5; Incêndios Urbanos nível 4; Postos de Comando nível 1; Planeamento e antecipação em Incêndios Rurais; Liderança na Atividade de Bombeiros Avançado

Foi proposto ao cargo de Adjunto de Comando deste corpo de Bombeiros, pelo comandante, em 24-01-2015 e após conclusão com aproveitamento nas provas de avaliação de competências para elementos de comando é promovido a Adjunto em 31/03/2015.

Em 21/02/2017 foi proposto a 2º Comandante pelo Senhor Comandante, em reunião de direção, tendo sido aprovado na mesma, sendo promovido em 03/04/2017.

Em 30/05/2019 assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros em Regime Substituição. Em 21/08/2019 em reunião de Direção foi deliberado propor à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para Comandante do Corpo de Bombeiros, sendo a sua nomeação homologada pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em 28/11/2019.

 

Comments are closed.

Scroll To Top