Fernando Figueiredo: Tiroide

A tiroide é uma glândula endócrina situada na frente da base do pescoço, onde 2 lobos unidos pela zona inferior envolvem parte da traqueia. É constituída por muitos folículos de formas esféricas e poligonais. Segregam as hormonas tiroideias que entram diretamente na corrente sanguínea.

Estas hormonas estimulam todas as células do nosso corpo e uma delas tem como função reduzir a concentração do cálcio no sangue.

Agregada à tiroide estão normalmente as paratiroides, em nº de 4, tendo funções diferentes não deixam de se complementar.

A tiroide pode ser prejudicada pela hipófise, esta é uma glândula na base do cérebro que pode influenciar muito a tiroide, mas também os níveis de iodo nos alimentos são determinantes nas suas funções e alterações patológicas, como a formação de nódulos.

É frequente aparecerem nódulos na tiroide e as análises estarem dentro dos valores adequados. São centenas para não dizer milhares, o número de pessoas que me visitam e estão nesta situação.

A relação das glândulas endócrinas é tão complexa e esta por si não foge à regra. A ciência, por vezes, ainda não consegue explicar tudo corretamente. É conhecido mas não explicado cientificamente que duas pessoas com um nódulo idêntico no mesmo sítio da tiroide e do mesmo tamanho, uma engorda outra emagrece.

Posso garantir que no caso da existência de nódulos e sobretudo em pessoas obesas, enquanto não os tratarem não emagrecem e as que emagrecem voltam a engordar, sejam quais forem os tratamentos feitos. Verificam-se algumas alterações e pouco tempo depois voltam à mesma para não dizer pior do que estavam.

Com nódulos na tiroide ou alterações desta, para além do que falei sobre emagrecimento ou obesidade, verificam-se alterações emocionais e mais de 60% das hipertensões. Mas mais importante que isto, a maior parte dos nódulos, terem a grande possibilidade, com o seu crescimento de se tornarem oncológicos. Os estudos apontam que passará a ser o cancro mais mortífero e frequente da humanidade.

Para a deteção dos nódulos na tiroide, a termografia é um belíssimo indicador da alteração desta e confirmados com uma ecografia.

Uma vez detetados, a cirurgia que apelido da pomada de canivete é a última opção. Não excluo esta prática se for a única forma de resolver o problema. Manter ideais por vezes fundamentalistas, protelar no tempo este tratamento pode levar as pessoas à morte. Também ser muito apressado na utilização desta via, vamos provocar alterações complexas no paciente, que terão que ser compensadas com fármacos, tomados normalmente por toda a vida e com efeitos colaterais nada recomendáveis.

Na medicina natural, os nódulos da tiroide são dos mais fáceis de serem reabsorvidos pelo organismo, mesmo os oncológicos.

A toma de extratos de plantas citostáticas com cataplasmas de argila fazem reduzir os nódulos à média de 1 milímetro por mês, a partir do 4º mês do tratamento.

Se tiverem características oncológicas, para as pessoas do grupo sanguíneo A e AB deverão complementar a toma do princípio ativo do Acetil de Manose e para as do zero e B – o Lapachol. Conjuntamente para todos os casos, a adição do Agaricus Blazei de forma bem concentrada é bastante eficiente e não esquecer da água alcalina, não só para beber como para cozinhar.

Sempre que surgem situações oncológicas, a desintoxicação por via de saunas e alimentação correta é imprescindível.

A toma de vitaminas e outros suplementos, como por exemplo o Morisuper, deve ser considerado em todos os casos.

 

Comments are closed.

Scroll To Top