Castanheira de Pera – Faleceu Ana Paula Neves

Faleceu no passado sábado dia 24, no Hospital da Universidade de Coimbra onde três dias antes havia dado entrada, Ana Paula Pires dos Santos Neves.

A notícia, por inesperada, chocou os castanheirenses e os muitos amigos do casal Ana Paula e Rui Silva, antigo presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Imediatamente após o conhecimento do triste desenlace, a Câmara de Castanheira de Pera, presidida por Alda Correia, decretou dois dias de luto municipal.

Foi com grande pesar e profunda consternação que tomámos conhecimento do falecimento da antiga autarca, que desempenhou funções de eleita durante mais de uma década, que terminou em outubro de 2017 como vice-presidente do executivo”, lê-se no despacho de luto municipal.

Foi também uma mulher símbolo da dedicação e solidariedade com o próximo e um exemplo social, pela defesa de causas em que acreditava”, adianta o documento, em que o município “apresenta à família sentidas condolências e em sua memória e reconhecimento decreta o luto municipal”.

Por inerência, foi colocada a meia haste a bandeira do Município de Castanheira de Pera, “em todos os edifícios municipais e outros que se queiram associar a esta sentida homenagem, bem como todas as deferências protocolares na cerimónia fúnebre”.

O corpo esteve em câmara ardente na casa mortuária de Castanheira de Pera e as cerimónias fúnebre decorreram na quinta-feira dia 26 para a Igreja Matriz de Castanheira de Pera onde foi celebrada missa de corpo presente, seguindo no final das cerimónias religiosas para o crematório de Taveiro.

 

Ana Paula Neves era natural de Lisboa e licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. Em Setembro de 1982 veio exercer para Castanheira de Pera, para a Cercicaper. Foi nesta instituição que ficou até ao dia 17 de Abril de 2017, primeiro como quadro técnico, e depois como dirigente, até aquela data, quando ocupava o cargo de presidente do conselho de administração, não executiva, dada a função de vice-presidente da Câmara que exercia a tempo inteiro desde 2005.

Fruto do bom trato, simpatia, espírito conciliador e disponibilidade para ajudar que eram seus atributos, desde sempre granjeou o respeito dos castanheirenses, respeito este transversal, quer à sociedade, quer ao espectro político partidário. Foi assim sem admiração que em 2002 iniciou a sua carreira como autarca, sendo eleita pelo PS para a Assembleia Municipal, e em 2005 para o executivo municipal, exercendo o cargo de vice-presidente do executivo então liderado por Fernando Lopes de 2005 a 2017.

Foram inúmeras as pessoas que lhe prestaram a derradeira homenagem, acompanhando o seu funeral, contando-se entre os presentes muitos autarcas e ex-autarcas da região.

À família e amigos, O Ribeira de Pera endereça as suas condolências.

António B. Carreira

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top