Encontro Internacional de Contadores de Histórias – Jorge Serafim esteve em Pedrógão Grande

 

O Contador de Histórias, Jorge Serafim, esteve no dia 6 de Fevereiro, quinta-feira, em Pedrógão Grande para participar em três sessões destinadas às crianças das escolas do concelho, inserido em mais uma edição do Encontro Internacional de Contadores de Histórias. O Eng.º. Nelson Fernandes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, esteve presente em representação do Município. Vitória Condeço marcou presença em representação da organização.

O 2.º Encontro Internacional de Contadores de Histórias organizado pel’O Nariz – Teatro de Grupo, de Leiria, aconteceu, este ano, de 3 a 8 de fevereiro, com a participação de cerca de 1500 alunos das escolas do pré-escolar e ensino secundário, dos concelhos de Pedrógão Grande, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.

Contar histórias para crianças, é para a organização, uma ação que desenvolve o “estímulo para a aquisição de conhecimentos e competências não só a nível da linguagem”, mas também no desenvolvimento da personalidade.

Através de adágios, contos tradicionais, trava-línguas e outras formas de expressar narrativas orais imemoriais de vários países, os contadores incentivam alunos do ensino pré-escolar ao secundário a transformar as histórias escutadas em reflexão pessoal. “Combater a iliteracia, compreender o mundo que nos rodeia e desenvolver o espírito crítico” são pontos-chave que os responsáveis pelo 2.º Encontro Internacional de Contadores de Histórias se propõem alcançar.

O Encontro Internacional de Contadores de Histórias teve uma sessão pública dia 7 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. Nessa noite, os seis contadores oriundos da Argentina, Itália, Brasil e Portugal – os países cujas tradições orais se vão cruzar nesta iniciativa – juntaram-se para sessões de histórias em várias salas, culminando numa apresentação coletiva de contos.

Dia 08 de Fevereiro foi apresentado na sede de ”O Nariz” o filme “Sete histórias à sombra do cajueiro”, de Tâmara Bezerra, seguindo-se um debate com o dramaturgo Luís Mourão, a pesquisadora Cristina Nobre e a animadora cultural Patrícia Martins.

Comments are closed.

Scroll To Top