“Empreender Leiria”, em Pedrógão Grande

Com o apoio e presença da autarquia pedroguense, Pedrógão Grande recebeu na passada quinta-feira, dia 6 de Abril de 2017, a apresentação do projecto “Empreender Leiria”, na Casa Municipal de Cultura, da responsabilidade da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

Além desta apresentação, foi ainda abordado o mais recente Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E).

O vereador Bruno Gomes, em representação da Autarquia Pedroguense, realçou os apoios e iniciativas do Município em termos de desenvolvimento económico, dando como exemplos a Área de Localização Empresarial (ALE) em construção, a ampliação do Parque Industrial da Graça, a legalização da actual zona empresarial de Pedrógão Grande, a venda de lotes a 0,005euros por m2 e o apoio aos empresários, em particular aos das diversões.

Seguiram-se as intervenções de Neusa Magalhães, Secretária-Geral da NERLEI, de Cristina Trovão e de Gabriel Silva, da TGA, além do testemunho do empreendedor Pedro Moura, da Book in Loop.

Uma iniciativa que se revelou muito interessante conforme se comprovou mas que, infelizmente, não teve a adesão merecida dos empresários locais. Ainda assim, como referiu Neusa Magalhães, realce para a presença de representantes do GAL, da Associação Empresarial Penedo Granada e da ETPZP que são excelentes meios para chegar aos empresários, empreendedores e potenciais empreendedores.

O projecto “Empreender Leiria” tem como objectivo contribuir, em forma de concurso, para um aumento do empreendedorismo qualificado na Região Centro, através da sensibilização e capacitação de potenciais e actuais empreendedores e público em geral com vista à concretização de novas iniciativas empresariais em actividades intensivas de conhecimento e/ou tecnologia e em actividades das industrias culturais e criativas. Trata-se de uma oportunidade única para quem tem uma ideia de negócio poder aqui amadurecer e valorizar essa ideia.

O Empreender Leiria é um projecto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro – Sistema de Apoio a Acções Colectivas: Promoção do Espírito Empresarial – e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Já o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E), também apresentado nessa sessão, é um sistema de incentivos (enquadrado no âmbito do Regulamento Específico do Domínio “Inclusão Social e Emprego”) que pretende complementar os apoios existentes para as empresas no Domínio “Competitividade e Internacionalização”, tendo um enfoque em pequenos projectos empresariais (sobretudo em regiões de baixa densidade). Pretende-se, com este sistema de incentivos, apoiar de forma simplificada projectos de cariz local, promovidos por micro e pequenas empresas e que permitam criar emprego e valor com base em recursos endógenos. O SI2E deverá permitir apoiar projectos que, pela sua dimensão/natureza/ausência de cariz exportador ou menor cariz de inovação não possam ser apoiados no âmbito dos Sistemas de Incentivos do Domínio Competitividade e Internacionalização.

Comments are closed.

Scroll To Top