Empreendedorismo começa no Pré-Escolar

No âmbito do Programa Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE) da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, realizou-se sexta-feira dia 14 de junho, na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, a iniciativa Empreendedorismo nas Escolas, dirigida ao ensino Pré-escolar e 1.º ciclo, que contou com a participação de alunos, professores, educadores e pais.

O Município de Pedrógão Grande esteve representado por Margarida Guedes, Vice-Presidente da Autarquia, que antes dos agradecimentos que se impunham, elogiou o que acabava de presenciar: “Estiveram todos muito bem” – disse. Afirmou depois que a colaboração do Agrupamento de Escolas e do Município são uma mais valia desta iniciativa. Relativamente ao facto de se dirigir a esta faixa etária, considerou que uma atitude empreendedora pode e deve ser desenvolvida desde a infância, com o objetivo de que as crianças tenham melhores oportunidades e estejam melhor preparadas na vida adulta.

Este projeto educativo tem como objetivo desenvolver em alunos e professores o espírito de iniciativa e liderança, a interajuda e o trabalho em equipa, a inovação e a criatividade, além de sensibilizar para uma nova realidade que será a curto prazo emergente no sistema educativo.

O Gaspar é um aventureiro que percorre os 10 municípios que fazem parte integrante da CIMRL e ao contrário do Horácio, o Gaspar é uma mascote física, que para além de ter estado presente e animado este evento final, já visitou as salas de aula das turmas inscritas do 1.º CEB e interagiu com os alunos.

Para o Pré-escolar o projeto denominou-se “As Aventuras do Horácio” e consiste na personalização de um burro em tecido, de acordo com a profissão para ele escolhida pelos alunos e a quem foi dado o nome de Horácio. No caso de Pedrógão Grande, o “burro que queria ser escritor”, por cá se fixou com a profissão de nadador-salvador.

O evento final do Pré-escolar, culminou com uma simpática encenação e uma exposição dos trabalhos de decoração efetuados no referido boneco.

Para o 1.º CEB, o projeto “No palco com o Gaspar” consistiu na apresentação de uma pequena peça de teatro, cujo tema em Pedrógão Grande foi as “Profissões Antigas”.

No final das apresentações, teve lugar a entrega dos certificados aos alunos do 1.º ciclo, entrega de kit´s da Aventura do Horácio ao Pré-Escolar.

A festa estava a chegar ao fim, mas ainda houve tempo para os jovens artistas e restantes intervenientes do projeto subirem ao palco para ouvirem, cantarem e dançarem a música do Gaspar e do Horácio.

Comments are closed.

Scroll To Top