Dia Mundial da Saúde Mental na ETPZP

As alunas do terceiro ano, turma G17/20, do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, de Pedrógão Grande, organizaram no dia 10 de Outubro passado, um seminário sobre a Saúde Mental, pela passagem do dia mundial desta temática, aberto a toda a comunidade escolar e que contou com a participação da Psicóloga Andreia Azevedo.

Os trabalhos foram abertos pelo Diretor Pedagógico da ETPZP António Figueira.

A iniciativa foi realizada no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – Cuidados na Saúde Mental, sob a orientação do enfermeiro Amílcar Carvalho e mereceu ampla adesão da comunidade escolar, com participação dos alunos da saúde e de outros cursos, docentes e discentes da escola e cuidadores da Gesaúde.

O tema da palestra foi “Saúde Mental, Felicidade e Outras Cenas”, onde a palestrante Andreia Azevedo alertou para o estado atual da população, principalmente os jovens, afirmando que o suicídio e a depressão são cada vez mais recorrentes na sociedade atual.

A atividade teve uma parte prática dedicada ao “mindfulness” como estratégia de auto-cuidado, que consistiu numa “meditação terapêutica”, como forma de relaxamento e de atenção plena, ferramenta utilizável na prevenção de distúrbios psicológicos e de possível utilização na clínica e em grupos e contextos de apoio dinamizados por enfermeiros, psicólogos, TAS ou mesmo por cuidadores informais.

Os objetivos definidos para este seminário foram cumpridos, nomeadamente:

Sensibilizar para a importância da saúde mental; Abordar algumas formas de cuidar em saúde mental; Experienciar o exercício do auto cuidado através do “mindfulnes”; Partilhar experiências no âmbito das necessidades das pessoas e famílias; Identificar os apoios/respostas em saúde mental. E ainda, reforçar a ligação entre os alunos dos cursos de Saúde de outros cursos e a comunidade escolar.

Foram realizadas as atividades previstas e efetuada avaliação de impacto, através de distribuição e recolha de inquérito de opinião, que se traduziu em ganhos de experiência e aprendizagem na organização de eventos e em conhecimentos técnicos e cívicos dos participantes e organizadores.

A ideia proposta de debate deste tema foi acolhida com entusiasmo pelo público escolar. E, destaca-se ainda o facto de ter estado presente a comunicação social, rádio e imprensa escrita, o que permitiu e esperamos continue, o debate dos temas para além do campus da escola.

Amílcar Carvalho

Diretor do Curso Tas da ETPZP

gestao@gesaude.pt

Comments are closed.

Scroll To Top