Dia da Restauração na ETPZP

A Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) realizou no passado dia 18 de Maio mais um Dia da Restauração, um dia dedicado aos alunos do curso de Restauração daquele estabelecimento de ensino.

Com um programa diversificado, entre apresentações, palestras e workshops, estava ainda reservada para o final a eleição e revelação do produto vencedor do concurso “Pastel Regional de Pedrógão Grande”, uma iniciativa do CLDS3G Viver Pedrógão, de que damos conta em separado.

A cerimónia de abertura teve a mesa composta por António Figueira, director da escola, Paulo Bessa, director do Curso de Restauração e Joana Pereira, da Casa da Ti Augusta na aldeia de xisto da Figueira no concelho de Proença Nova, que seria oradora mais tarde, partilhando a sua experiência como empreendedora, na palestra com o tema: As Aldeias do Xisto e o Turismo Gastronómico como factor diferenciador da oferta.

Na sua intervenção de abertura, o director pedagógico António Figueira considerou que estas iniciativas são uma forma de aproximar o tecido empresarial dos alunos, e dando-lhes contactos e experiências que podem usar no futuro, comunicando a sua experiência, ao mesmo tempo são uma ferramenta importante para a escola, adequando a sua formação às reais necessidades do mercado empresarial.

Para Paulo Bessa a troca de experiências entre profissionais da restauração e aqueles que estão a formar-se nesta área é importante para a sua capacitação na lógica de que eles no fundo, constatem que o que lhes tentamos transmitir é aquilo que o mercado precisa, salientando que além para além das competências técnicas, é necessário que gostem do que estão a fazer, e por outro lado têm de conhecer bem a região que estão a trabalhar para que consigam transmitir esse gosto e essa paixão aos turistas para os fazer cá voltar, concluindo que para além de embaixadores devem ser os anfitriões deste território.

Antes da intervenção de Joana Pereira foi altura para ser feita a apresentação: O Turismo no Centro de Portugal e a importância da formação, que esteve a cargo de três alunos do curso.

Ainda durante a manhã Sílvia Miranda falou sobre Design de Eventos e Restauração, seguindo-se um espaço para debate e o almoço.

De tarde decorreram os workshops Cake Design e técnicas de pintura sobre açúcar e O chocolate e os produtos endógenos, dirigidos pelos Chefs Marina Moreira e Flávio Silva, respectivamente.

António B. Carreira

 

Comments are closed.

Scroll To Top