Contador de Histórias na Casa Municipal da Cultura: Humor e boa disposição no regresso do ACASO Festival de Teatro a Pedrógão Grande

 

A Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande recebeu, no passado domingo dia 29 de setembro de 2019, o Contador de Histórias Jorge Serafim que contagiou a plateia com alegria e boa disposição, dando continuidade à oferta cultural que o Município de Pedrógão Grande tem vindo a garantir aos seus munícipes e visitantes.

Jorge Serafim contou algumas histórias sempre com a ironia e bom humor que o caraterizam, recorrendo à sua imaginação, capacidade de comunicação oral e gestual.  A mensagem foi bem assimilada entre os espetadores que não pouparam elogios ao espetáculo e ao Contador de Histórias. No final, o sentimento generalizado foi de “tempo bem empregue” e que “só perdeu quem não compareceu” – podia ouvir-se entre a vasta audiência que quase lotou o auditório, entre elas, em representação da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, o Presidente e a Vice-Presidente do Município, respetivamente, Valdemar Alves e Margarida Guedes.

Como humorista, Jorge Serafim tornou-se conhecido do grande público devido à participação regular em diversos programas televisivos. Foi ator nas companhias de teatro Lêndias D’Encantar e Arte Pública. Mas é como contador de histórias tradicionais e promotor do livro e da leitura que se define essencialmente. Tem participado em encontros de narração oral, nomeadamente em Espanha, Argentina, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Macau. É autor de diversas obras, como O Corvo Branco; O Amor é Solúvel na Água; A. Ventura; A Sul de Ti; Estórias do Serafim; Sonhar ao Longe; A Minha Boca Parece um Deserto e Não Há Seda nas Lembranças.

O XXIV ACASO FESTIVAL DE TEATRO decorre desde o dia 21 de setembro até 2 de novembro de 2019. A edição mais internacional de sempre do festival de teatro Acaso leva a sete concelhos dos distritos de Leiria (Pedrógão Grande, Batalha, Leiria e Marinha Grande) e Santarém (Ourém, Rio Maior e Santarém) espetáculos de companhias portuguesas e também da Dinamarca, Japão, Argentina, Brasil e França, levando a palco espetáculos da Companhia Marimbondo, Marionetas de Mandrágora, José Pedro Gomes e Ana Bola, Teatro da Terra e Palmilha Dentada, Jorge Serafim e performances da Fulo HD, entre outros.

O ACASO é o festival de teatro profissional mais antigo e de maior duração da Região Centro Litoral. Centralizado em Leiria, expandiu o seu círculo de ação vários concelhos, entre eles Pedrógão Grande, e tem vindo a polarizar-se por várias localidades do distrito e fora dele através de parcerias com autarquias, estruturas de criação e festivais congéneres. Durante aproximadamente seis semanas o ACASO apresenta uma variedade de espetáculos teatrais e atividades culturais em equipamentos municipais, espaços patrimoniais e no espaço de O Nariz.

Comments are closed.

Scroll To Top