Cónego Manuel da Silva Martins nomeado Pároco de São Martinho da Cortiça
O cónego Manuel da Silva Martins, foi nomeado para o ano pastoral de 2014/2015, pelo bispo de Coimbra, pároco de São Martinho da Cortiça, mantendo as anteriores paróquias (vigário episcopal da Região Pastoral do Nordeste, pároco de Arganil, Celavisa, Pombeiro da Beira, Sarzedo e Secarias, delegado para o Diaconado Permanente e secretário do Cabido)
– O cónego Manuel Martins, é natural de Bairradas, Figueiró dos Vinhos, amigo pessoal do director deste jornal, e já percorreu várias paróquias, entre estas Chão de Couce, Pousa Flores, Almoster e Alvares.
– Recordamos quando do almoço de Despedida em 16 de Novembro de 1974, ao pároco Manuel Martins, alguns paroquianos de Chão de Couce uniram-se para prestar homenagem e, desta forma, despedirem-se do Pároco Manuel Martins, uma vez que ele deixou de estar ao serviço das paróquias de Chão de Couce, Pousaflores e Almoster, aos Arciprestados de Ansião e Penela, onde a presença e actividades era mais frequente, por força do trabalho pastoral mais directo, o Padre Manuel Martins, também deixou as suas despedidas e agradecimentos, pedindo desculpas por alguma falta da sua parte para com alguém em particular.
Aos paroquianos das paróquias que lhe estiveram confiadas, Chão de Couce, Pousaflores e Almoster, teve oportunidade de se dirigir pessoalmente no dia dezasseis de Novembro de 1974, dia da despedida. Apesar disso, aproveitou para manifestar a todos e particularmente aos doentes e idosos que não poderão comparecer na despedida, a sua alegria e prazer de ter podido conhecer-vos, ter podido conviver e trabalhar juntos todos estes anos.
O padre Manuel Martins, deixou as paróquias de Chão de Couce, Pousa Flores e Almoster por ter sido colocado na paróquia de Alvares (Góis) onde permaneceu até 1982, do seu percurso paroquial nesta freguesia, conseguiu a cedência de terreno por parte de António Arnaut, para em 1981 criar o Centro de Dia, inicialmente com 17 utentes, em Cortes. A instituição contou com o apoio financeiro da Caritas e do povo e em 1982, a Fundação Gulbenkian doou verbas para a aquisição de equipamento, com a sua saída para a paróquia de Arganil, à qual acumula as paróquias de Celavisa, Pombeiro da Beira, São Martinho da Cortiça, Sarzedo e Secarias, esta sua obra quando da sua passagem pela paróquia da freguesia de Alvares, transitou para a responsabilidade do seu sucessor padre Ramiro Moreira, natural da Lousã, com muito sacrifício e dificuldade conseguiu implementar uma nova construção na sede de freguesia, de apoio à criança e aos idosos, empregando cerca de 60 pessoas.
Dada a amizade de longa data, contactado o cónego Manuel Martins pelo diretor de “O Ribeira de Pera” para o felicitar por esta nova nomeação, em resposta lá foi dizendo; “para os tempos que correm não estamos mal e vamos dando conta do recado com relativa facilidade. Vou pedindo a Deus a ajuda, sobretudo na saúde, pois a idade já vai contando também”.
De pleno acordo, a idade nos vai atraiçoando. Bons tempos passados, quando o cónego Manuel Martins, ainda na sua juventude, obteve a carta de condução na escola de condução “Figueiroense”. Com a sua inédita “paciência” lá foi ouvindo do que não gostava do seu instrutor.
Ao nosso amigo cónego Manuel Martins, felicitamos por mais esta nomeação, que Deus ouça o seu pedido de ajuda para levar a cruz ao calvário, até que a saúde e idade o permita.