ComPasso de Música leva 25 horas de atividade artística ininterrupta a Leiria

Leiria vai ser palco de 25 horas ininterruptas de concertos, oficinas e atuações de DJ ininterruptas, de dia 17 para dia 18, no âmbito do ComPasso de Música, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Esta primeira edição do evento realiza-se com a ambição de alargar-se a todos os concelhos da CIMRL nos próximos anos, para pôr a região de Leiria a ouvir música, sem parar.

Na programação do ComPasso de Música, incluem-se David Fonseca, Paulo de Carvalho, Rodrigo Brandão e Sun Ra Arkestra, Martim Sousa Tavares, atividades infantojuvenis ou trilhos sonoros noturnos para o público acompanhar. As propostas espalham-se pelo dia, noite e madrugada a várias salas de espetáculo, espaços culturais, zonas públicas, bares e até no mercado municipal da cidade.

O evento arranca com o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, que leva os Bezbog a atuar no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, ao final da tarde do dia 17.

Ali perto, também no centro da cidade, João Gaspar e Inês Rodrigues dão a volta ao mundo num ‘DJ set’ no Centro Cívico – Casa da Cidade Criativa da Música, seguindo a viagem musical até ao Teatro José Lúcio da Silva, para o concerto de celebração dos 60 anos de carreira de Paulo de Carvalho.

O dia termina com espetáculo de David Fonseca no Jardim Luís de Camões; e as boas-vindas ao domingo são dadas ao som do projeto nacional Isa Leen e de Catnapp, argentina radicada em Berlim, na discoteca Stereogun.

Num dos bares da zona histórica de Leiria, “Os Filipes”, DJ Punk, vocalista e mentor da banda 5.ª Punkada, prossegue o ComPasso com uma seleção musical que antecipa a incursão até ao mercado municipal.

Ali, por volta das 04 horas, o acordeonista Pedro Santos convida a um momento intenso, que prossegue uma hora depois com a instalação sonora criada a partir do ambiente do mercado e dos feirantes em dia normal de trabalho. Essa peça tem assinatura do paisagista sonoro Luís Antero, que também desafia o público a iniciar depois três percursos pela cidade.

Ao raiar da manhã, junto ao Percurso Polis, no Parque do Avião, estará o maestro Martim Sousa Tavares, que pensou uma seleção musical para os ouvidos de quem ali passar a partir das 07.30 horas. A manhã prossegue com oficina de pintura criativa inspirada nas fronteiras da CIMRL para os mais novos e, para eles mesmos, é servida antes da hora do almoço uma dose de “As canções de Maria”.

Fonte: JN/Agência Lusa

Comments are closed.

Scroll To Top