CMFV leva a população às praias fluviais

Desde o dia 1 de agosto que a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos (CMFV) disponibiliza transporte para as praias Ana de Aviz e Fragas de S. Simão. “É uma forma de democratizar o acesso às praias fluviais”, afirma Gonçalo Brás, chefe do gabinete da autarquia. A parceria com a empresa rodoviária de transporte Transdev destina-se a toda a população e, em particular, aos jovens que se encontram de férias e que “costumam deslocar-se até esses locais a pé ou de bicicleta sem condições de total segurança”, continua o mesmo responsável. Em vigor todos os dias úteis até 31 de agosto, cada bilhete tem um custo de 0.50€ e é cobrado pelo motorista do autocarro. As deslocações fazem-se entre o Terminal da Rodoviária de Figueiró dos Vinhos e as praias, e depois no sentido inverso.

“Dá muito jeito para quem não tem a carta de condução e, além disso, é barato”, declara o figueiroense João Carlos Godinho, avaliando a iniciativa. Durante o período de férias, o universitário de 20 anos costuma ir “várias vezes por semana” às praias fluviais da região. “Sou um jovem e todos os jovens gostam de ir para essas praias passar o verão”, revela, assumindo que vai usufruir dos transportes disponibilizados, mesmo já tendo a carta de condução.

Uma semana após o lançamento da iniciativa, o motorista Joaquim Gonçalves dava conta de “uma média diária de cinco a seis pessoas a utilizar o serviço”, num autocarro com capacidade para dez passageiros mais condutor. Na experiência que tem tido nos respetivos turnos, o motorista crê existir “uma preferência pela Aldeia Ana de Aviz”, ao comparar o número de jovens que utilizam o serviço para chegar a esta praia e aqueles que vão até às Fragas de S. Simão. Para Gonçalo Brás, “este é um projeto em fase de experimentação” e a avaliação final irá ditar se o programa volta nos próximos verões. “É uma questão de se fazer o balanço entre a receita e os custos” que estas viagens implicam, conclui Joaquim Gonçalves.

Florbela Caetano

 

Comments are closed.

Scroll To Top