Clube Caçadores Bairradense: Montaria em Pedrógão Grande

A 6ª edição da Montaria de Pedrógão Grande, realizada no domingo (26 de janeiro), foi um sucesso, com o resultado da iniciativa a permitir mitigar os estragos provocados pela praga de javalis na região. Mais de 60 pessoas de vários pontos do País participaram nesta ação organizada pelo Clube Caçadores Bairradense com o apoio da Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

Esta foi, aliás, a mensagem transmitida pela representante da autarquia na receção aos monteiros que se deslocaram a Pedrógão Grande. “Estas montarias são muito importantes para o equilíbrio ecológico nesta região. A atividade cinegética atenua os prejuízos causados pelos javalis aos agricultores, que se queixam com frequência dos estragos causados nas suas culturas”, afirmou a vice-presidente Margarida Guedes.

Esta mesma opinião foi também partilhada por Paulo Costa, da organização do Clube Caçadores Bairradense. “Não queremos dizimar qualquer espécie. A caça a estas rezes favorece toda a gente”, afirmou, reforçando a importância de controlar as populações de animais como javalis e veados.

À margem do sucesso da montaria – seis javalis e dois veados -, a hospitalidade pedroguense e a organização foram aspetos bastante elogiados por todos aqueles que participaram na iniciativa. “Estas iniciativas permitem que Pedrógão Grande proporcione momentos de lazer, de salutar convívio e a oportunidade de degustar a gastronomia local e conhecer as suas belas paisagens”, sublinhou Margarida Guedes.

 

Comments are closed.

Scroll To Top