CIMRL: estratégia de combate o insucesso escolar em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia e com a maioria das crianças do pré-escolar e 1º CEB em casa, os 37 técnicos que compõem as 10 equipas multidisciplinares municipais do PIICIE da CIMRL (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria) desenharam uma estratégia intermunicipal de intervenção, que inclui todas as áreas de especialidade que fazem parte deste projeto, desde meados de setembro de 2017, a saber: Mediação, Nutrição, Professores 1º CEB, Psicologia, Psicomotricidade, Sociologia e Terapia da Fala.

Estas equipas estão integradas na atividade 2 “Sim (também) sou capaz!” do PICIE, promovido e executado pela CIMRL, em parceria com os 10 municípios associados, tendo como público alvo principal as crianças do pré escolar e os alunos(as) do 1º CEB e como principal objetivo a promoção do sucesso escolar em todos os agrupamentos de escolas deste território.

A estratégia agora adotada visa dar resposta aos anseios e dúvidas de toda a comunidade escolar, em especial aos pais, encarregados de educação, auxiliares de ação educativa, professores e educadores, tendo a criança/aluno na base de todas as medidas implementadas e nunca deixando de dar resposta individual às intervenções que já estavam a ser implementadas por estes técnicos ao longo de todo o projeto.

Organizadas por área de especialidade de intervenção as 5 atividades em curso são constituídas pelo seguinte portfólio:

Terapia da Fala: constituir e integrar atividades lúdico-pedagógicas para educadores e encarregados de educação, no Centro de Recursos Digitais, com o objetivo de promover a literacia emergente nas crianças do pré-escolar, através do desenvolvimento de competências na área da consciência fonológica.

Psicologia: realizar uma série de três webinários, em torno dos desafios do ingresso no 1ºciclo, dando especial ênfase ao caso dos alunos condicionais. O primeiro webinário, intitulado “Estará o meu filho preparado para a entrada do 1º ciclo?” teve lugar no dia 17 de junho; o segundo, intitulado “Escutar o pensamento, Sentir as Emoções” aconteceu no dia 24 de junho e o terceiro, “Regresso às aulas, e agora?”, realiza-se no dia 9 de setembro, todos entre as 21h00 e as 22h30. As inscrições são obrigatórias e podem ser efetuadas através do link:

https://docs.google.com/forms/d/1eNGjWy9YDKRYTMH9eoysPXlApJw9F7xvxeDapo9hzPU/edit

Mediação: projeto “Estamos IN“, com a realização de duas conferências online, nos dias 19 de junho e 17 de julho, com o objetivo de refletir e disseminar “Boas Práticas de Mediação Intermunicipal, em Contexto Educativo com a Comunidade Cigana” e “Boas Práticas de Mediação Intermunicipal, em Contexto Educativo – Desigualdades Sociais e Multiculturalidade”.

Nutrição: foi criada a rubrica “Dois dedos de conversa com Nu3ção”, no âmbito da qual se realizaram dois webinares, nas temáticas da “Alimentação, Economia e Gestão Familiar”, dia 18 de junho, e “Pequenos-almoços e lanches saudáveis para os mais pequenos”, com sessão no dia 25 de junho, em formato streaming.

Professores de 1º CEB: apresentam um conjunto de desafios semanais – “O Pirata Balmós”, para alunos(as) do 1º ano de escolaridade onde, através das aventuras do Pirata Balmós e do Pombo, os alunos poderão consolidar conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares.

Todas estas atividades, inscritas no programa intermunicipal de combate ao insucesso escolar da CIMRL, estão publicadas no sítio da internet “Conver`gente”:

https://picie.cimregiaodeleiria.pt/

e foi também criado um canal de Youtube, com vídeos das atividades (recursos pedagógicos):

https://www.youtube.com/channel/UCg_7DVU7s4E7zjUK_0GdhTA/?guided_help_flow=5

Desafiada pela diversidade e unida pela criatividade, a equipa intermunicipal PIICIE abraça, desta forma, a missão de consolidar um projeto inclusivo de combate ao insucesso escolar.

O “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria 2017/2020” da CIMRL conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Comments are closed.

Scroll To Top