CEARTE e INSIEME dão formação e emprego

21CEARTE

A INSIEME é uma nova empresa têxtil de Coimbra (do grupo da Santix) que está a postar na Confeção de pequenas séries de fatos de homem e outro vestuário de elevada qualidade e alto valor acrescentado.

Para isso precisa de mão-de-obra qualificada e de renovar o seu quadro de pessoal.

O CEARTE organizou formação á medida das específicas necessidades da empresa (avaliando no posto de trabalho as reias necessidades de competências) e ministrou dois cursos com 150h de formação tecnológica no CEARTE e 300h de formação em contexto de trabalho (estágio) na empresa. Aqui, a empresa deu oportunidade às formandas de passarem por todas as fases de fabrico, desde o corte e modelação até à confeção e à comercialização.

Ontem terminou o 2º curso e no encerramento, com a presença do Diretor do CEARTE, Dr. Luís Rocha, do Diretor do Centro de Emprego de Coimbra Dr. Rui Matos Lopes e do CEO da empresa, José Afonso e das 10 formandas.

A avaliação global foi excelente pois cumpriram-se todos os objetivos sendo o mais importante o da empregabilidade – das 10 formandas 7 ficaram na empresa com contrato de trabalho, prevendo-se a integração de mais formandas num futuro próximo

Foi pois um projeto plenamente conseguido com resultados muito bons para todos os envolvidos, sendo destacada a flexibilidade do CEARTE para adaptar a formação às necessidades da empresa, a aposta da empresa na formação e integração das formandas e, sobretudo a postura, interesse e motivação das 10 mulheres que agarraram a oportunidade e encontraram emprego e um futuro para as suas vidas.

Numa altura em que a INSIEME está em crescimento e em que os recursos humanos qualificados são muitas vezes escassos para as suas necessidades, esta formação localizada e específica contribuirá também para que estes formandos possam ingressar no mercado de trabalho com todos os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho das suas funções, pelo que a parceria entre o CEARTE e a INSIEME o vai continuar com novas turmas no futuro.

 

Luís Rocha

O Diretor do CEARTE

Comments are closed.

Scroll To Top