No dia 26 de Abril, o projecto Comunidades Geração estreou-se em palco “presencial” com um concerto no Auditório da Praça da Notabilidade.
O concerto, cujo objectivo era celebrar a reabertura das salas de espectáculos, e promover a cultura e a educação artística, teve lotação esgotada, cumprindo sempre as directivas das autoridades de saúde.
Cerca de 20 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, participam no projecto Comunidades Geração no concelho de Castanheira de Pera.
Implementado pela Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal, estrutura organizacional da Orquestra Geração, este projecto permite que a aprendizagem da música orquestral chegue gratuitamente a cerca de duas dezenas de crianças do concelho, visando a integração e o desenvolvimento social através da música. Desde a sua implementação, as crianças têm aprendido a tocar violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, saxofone e flauta transversal, com um grupo de professores especializado e qualificado.
Durante o concerto, e entre duas interpretações, Alda Carvalho e Helena Lima, em representação respectivamente do Município de Castanheira de Pera e da Orquestra Geração, tiveram oportunidade de proferir breves palavras de agradecimento mútuo, bem como aos jovens músicos e respectivos professores. A autarca fez questão de lembrar que o projecto se havia iniciado há seis meses, e deixou um incentivo a todos os participantes e entidades parceiras.
Do alinhamento do concerto constavam três peças: Frei João, composição tradicional, Grilito e A Levantar-se, de Héctor Gutiérrez Cortinas, que a orquestra executou com maestria, sob direcção da professora Ana Pires, denotando o muito trabalho já desenvolvido.
Da orquestra fizeram parte os alunos / músicos: Carla Ponce, Carolina Marques, Gustavo Moreira, Laura Silva, Matilde Cepas, Teresa Correia e Tomás Fernandes em violino, Vasco Alexandre em viola d’Arco, Carolina Silva, Joana Tomás, Madalena Lopes e Tiago Alves em violoncelo, Nilton Cepas e Francisco Ramos em Contrabaixo, Francisco Pereira e Guilherme Neves em flauta transversal, e Davi Moreira, Martim Spencer e Rodrigo Castro nos saxofones.
O Projecto Comunidades Geração é uma iniciativa da Orquestra Geração, promovida pela Associação das Orquestras Sinfónicas e Juvenis Sistema Portugal, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego 2020, co-financiado por Fundos Sociais Europeus, pela Câmara Municipal de Castanheira de Pera, pela Câmara Municipal de Tondela, e pela Associação de Solidariedade Social D. Pedro V.
Os destinatários são crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavoráveis, ou com menor rendimento escolar, sem prejuízo de que todas são bem vindas.
Em Castanheira de Pera, podem aprender a tocar violino e viola d’Arco (professora Ana Pires), violoncelo (professor Rodrigo Jerónimo), contrabaixo (professor Miguel Calhaz), flauta transversal (professora Beatriz Jorge), saxofone (professora Ana Nunes) e Expressão Dramátiva (professora Vânia Couto).