A Câmara Municipal de Castanheira de Pera assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora no 5 de Maio, com uma iniciativa ao ar livre no Jardim da Casa da Criança, que decorreu ao fim da tarde desse dia.
A iniciativa foi dinamizada pela Biblioteca Municipal, e contou com a presença de crianças do ATL do Centro Paroquial de Castanheira de Pera.
Cristina Bernardo, bibliotecária, leu dois contos tradicionais portugueses, e Nuno Miguel Henriques recitou poemas de Fernando Pessoa, Júlio Dinis, Sophia de Mello Breyner e Cecília Meireles.
Esta atividade intitulada “A língua Portuguesa Vai ao Jardim”, contou com a presença de Alda Correia de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, sendo a entrada livre.
A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.
A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.
Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.