Castanheira de Pera: COVID-19 – Pavilhão preparado para a luta contra a COVID 19

O Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto tem um pavilhão desportivo. Está longe ser o mais moderno, o mais bonito ou o mais confortável, é o que temos! E tem servido bem a sua função, em condições de segurança e relativo conforto. A “vida” deste pavilhão é alimentada pelos ruídos e agitação de todos os nossos alunos. Por vezes, grupos organizados de habitantes do concelho, usam-no fora dos horários letivos, para umas “futeboladas” recreativas e salutar convívio.  O pavilhão “vive” disto, existe para isto.

Este pavilhão também já recebeu figuras públicas de relevo nacional, das quais se destaca o Senhor Presidente da República. Pena que tal deferência tenha decorrido de tão penosa tragédia!

Atualmente, o mesmo pavilhão, foi adaptado para ser usado, em caso de necessidade, como retaguarda no plano de contingência no combate ao inimigo invisível, o novo corona vírus. Está preparado, pelas autoridades municipais, para o pior, na esperança, por todos partilhada, que tudo corra pelo melhor e não sejam necessárias as camas e a tenda nele instaladas. Desejamos seguramente todos: Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas e todos os cidadãos em geral, que as bolas não sejam substituídas por máscaras, que em lugar de equipamentos desportivos não haja necessidade de equipamentos de proteção contra o contágio, que no lugar dos gritos e frenesim, próprios das disputas dos lances desportivos, não surjam outros sons e gestos mais próprios da enfermidade. Que o jogo que se dispute ali não seja o jogo de uma vida, no sentido literal da expressão!

Se rapidamente o nosso pavilhão passar a ser o que era… só isto: um pavilhão vulgar, sem pretensões a ser o mais bonito ou o mais moderno, onde se brinca, se joga, se convive e onde o maior dos problemas voltou a ser uma chapa da cobertura, que o vento levou e a Câmara Municipal fez o favor de disponibilizar funcionários para a arranjar. Se tudo voltar a ser assim, no jeito rotineiro de como era, então podemos dizer que ficou tudo realmente bem! Quem Nos Dera!

Paulo Silveiro

Comments are closed.

Scroll To Top