Castanheira de Pera: COVID-19 – Cercicaper teve 20 utentes e sete funcionários infetados

 

Vinte utentes e sete funcionários da Cercicaper estiveram infetados com o SARS-CoV-2, confirmou a presidente da instituição. Foram realizados testes de diagnóstico aos 22 utentes da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera (Cercicaper) para serem vacinados no dia 22 de janeiro. “Cinco clientes deram positivo”, disse à Lusa a presidente, Suzel Santos.

A responsável explicou que a Cercicaper tem duas respostas sociais residenciais para deficientes: “um lar onde estão 18 clientes e uma residência autónoma T3”. “Colocámos os cinco infetados em isolamento nesta residência.” No entanto, os restantes utentes que foram vacinados repetiram os testes PCR no dia 29 de janeiro. “Apenas um deu negativo e outro o resultado foi inconclusivo”, adiantou a presidente.

Segundo Suzel Santos, os 20 infetados ficaram no lar e a casa foi ocupada, depois de desinfetada, por duas funcionárias que estavam positivas e ficaram a dar apoio à instituição.

“O pior já passou. Um utente de 55 anos faleceu. Era uma pessoa já muito debilitada e que passava muito tempo no hospital. Acreditamos que os cinco primeiros infetados já estarão recuperados, pois passaram 14 dias. Aguardo uma resposta do delegado de saúde”, referiu.

Devido ao confinamento geral, o Governo encerrou as atividades dos centros de ocupação, o que libertou funcionários para dar apoio aos utentes do lar, acrescentou Suzel Santos. A presidente da Cercicaper alertou para as consequências da pandemia nesta população. “Eram muito ativos, faziam encontros com instituições congéneres, piqueniques e íamos várias vezes à Praia das Rocas. Desde março que não saem. Envelheceram muito. Fazemos algumas atividades na instituição, mas não é a mesma coisa”, constatou.

Segundo conseguimos apurar junto da instituição, os restantes funcionários e utentes recuperaram bem da doença, tendo sido na sua maioria assintomáticos.

Lusa – Edição de António B. Carreira

Comments are closed.

Scroll To Top