Castanheira de Pera: CFP da Cercicaper – Curso de cozinha em Proença-a-Nova

A CERCICAPER – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera surgiu em 1977 procurando oferecer um ensino mais especializado aos alunos com deficiências e ou incapacidades que frequentavam as escolas de ensino regular.

Ao longo de mais de quatro décadas de trabalho, num caminho tortuoso cuja meta maior é a inclusão, esta instituição criou diferentes respostas à medida das necessidades que se foram impondo.

O Centro de Formação Profissional é a resposta destinada a pessoas com deficiência e incapacidade, com idade mínima legal para prestar trabalho (≥ 18 anos), que se encontrem em situação de desemprego, inscritas nos centros do IEFP e que pretendam aumentar as suas qualificações.

Neste âmbito, o centro de formação da Cercicaper adota na íntegra os objetivos da Tipologia de Operações 3.01 do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, isto é, procura promover ações que possibilitem a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais, tendo em vista potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade, orientadas para o exercício de uma atividade no mercado de trabalho.

Apesar de membro duma IPSS castanheirense, o CFP da Cercicaper acolhe utentes dos Centros de Emprego da Sertã e de Castelo Branco o que justifica a intervenção em Proença-a-Nova.

Assim, desde o dia 10 setembro de 2018, que um grupo de 9 formandos proencenses frequenta o curso de Cozinheiro/a tendo já cumprido com 2275 horas de formação em contexto simulado, mais concretamente no refeitório do estaleiro do município de Proença.

Para assinalar o términus da formação tecnológica e agradecer o enorme apoio prestado pela Câmara Municipal, foi realizado, no passado dia 13 de outubro, um almoço cujo mote foi “Entradas e Acepipes Regionais” com a presença do senhor Presidente do Município, o Engenheiro João Lobo, do senhor Vice-Presidente, o Professor João Manso e da senhora Dr.ª Paula Balau.

Atualmente, e desde 15 de Outubro, os formandos entraram na fase final da ação tendo em mãos 625 horas de estágio, a desenvolver em diferentes entidades na área da restauração. Trata-se da prova final, do momento tão ansiosamente aguardado para mostrar o poder de um tempero diferente que aconchega o estômago dos clientes e aquece o coração dos formandos… todos nós precisamos de mostrar o nosso valor… todos nós temos o direito de sentir o sabor da realização profissional.

CFP da Cercicaper

Comments are closed.

Scroll To Top