O Município de Castanheira de Pera e a Petroensino (entidade proprietária da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal e do Centro Qualifica Petroensino), sediada em Pedrógão Grande, assinaram um protocolo de cooperação no dia 19 de janeiro de 2021. Este Protocolo será válido pelo período de cinco anos, podendo ser prorrogado por sucessivos e iguais períodos, caso as duas entidades o entendam.
Depois de mais de trinta anos a contribuir para o aumento da qualificação dos jovens da região, através dos cursos profissionais, a Petroensino, com a consciência da necessidade de concorrer para a potencialização da qualificação da população adulta, criou em 2017 o Centro Qualifica Petroensino.
Com esta extensão do Centro Qualifica em Castanheira de Pera, a Petroensino pretende desenvolver um serviço de informação, orientação e encaminhamento denominado por Orientação ao Longo da Vida (OLV) com vista à realização de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
, aumentando os níveis de qualificação e melhorando a empregabilidade dos ativos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado.
Os Centros Qualifica são na verdade, centros especializados na qualificação de jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de formação ou de educação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho (denominados NEET) e adultos com idade igual ou superior a 18 anos que tenham como objetivo melhorar os seus níveis de qualificação.
Desta forma, para além dos processos de RVCC referidos anteriormente e que possibilitam a obtenção de uma certificação escolar e/ou profissional equivalente ao 9.º ou ao 12.º ano, na extensão do Centro Qualifica de Castanheira de Pera, a população (empregada e desempregada) poderá ainda frequentar Cursos de Formação Modular certificada, Cursos de Aprendizagem (promovidos pelo IEFP), e Cursos de Educação e Formação de Adultos.
Instalada na rua João Bebiano, N.º 68 e contando com um espaço que foi totalmente remodelado, esta extensão está apetrechada com duas salas de formação e uma sala de atendimento devidamente equipadas e com sistema de rede sem fios com acesso à internet. Estão assim criadas todas as condições para que as ações que aqui se realizem, possam dispor de condições físicas e tecnológicas de excelência.
Eduardo Moreira, Gerente da Petroensino, destacou a importância do presente protocolo e da criação desta extensão do Centro Qualifica, esperando que os munícipes de Castanheira de Pera adiram a este projeto.
Assim, segundo este Gerente, relativamente a esta e às outras extensões do Centro Qualifica, “optou-se, semprepor estabelecer uma estreita articulação com os Municípios e as delegações do Instituto de Emprego e Formação Profissional”.
Segundo Eduardo Moreira, “na continuação da mudança de paradigma da Petroensino e concretamente do Centro Qualifica, a Gerência em articulação com a Direção Técnico-pedagógica, entendeu que a Petroensino deveria ser colocada ao serviço de toda a Região do Pinhal Interior. Esta estratégia foi apresentada aos Municípios de toda a Zona do Pinhal Interior e, de um modo geral, todos/as os/as Senhores/as Presidentes de Câmara se mostraram muito favoráveis à possibilidade da Petroensino implementar nos seus Municípios, extensões do Centro Qualifica”.
No desenvolvimento dessa estratégia e após várias reuniões de trabalho, foi possível concretizar protocolos de implementação de extensões do Centro Qualifica da Petroensino nos Municípios de Góis, Castanheira de Pera, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova.
Por último, Eduardo Moreira terminou, dizendo que “estamos a desenvolver um trabalho ímpar, mesmo em tempo de pandemia. Estamos a trabalhar com pessoas e instituições, a desenvolver certificação escolar e profissional, de forma a que as pessoas e as instituições da região do pinhal interior, com quem trabalhamos diariamente, possam ter outras perspetivas de vida, num processo evolutivo, contribuindo para uma melhoria significativa e de valorização pessoal, profissional e territorial”.