Castanheira de Pera: Câmara aprova moção a favor do Hospital dos Covões

 

A Câmara Municipal de Castanheira de Pera aprovou por unanimidade em sessão de Câmara de 24 de Julho passado, uma moção em defesa do Hospital dos Covões em Coimbra.

Segundo a autarquia, as “diversas valências e especialidades fizeram deste Hospital uma referência nas escolhas e preferência da população do concelho de Castanheira de Pera”.

Na moção exige-se resposta aos anseios das populações da região centro, solicitando-se a inversão da política de desconsideração do Hospital dos Covões, por parte do Governo e do Ministério da Saúde, para destruir o Hospital com as limitações ou fecho de serviços como de Neurologia, Neurocirurgia, Gastrenterologia e Doenças Infeciosas, entre outros, tendo já fechado a Cardiologia, ao nível da enfermaria e o Laboratório de Hemodinâmica.

O serviço de Pneumologia do Hospital dos Covões será transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), segundo veio a público, tal como a passagem do Serviço de Urgência Polivalente para Serviço de Urgência Básica.

Exige assim a Câmara Municipal de Castanheira de Pera, que o Ministério da Saúde fomente um plano consciente e uma visão que sirva os interesses das populações adjacentes de Coimbra, como é o nosso caso, onde pela rapidez de deslocação e a acessibilidades os munícipes de Castanheira de Pera, pretendem continuar a ter assistência dos seus cuidados de saúde pública, mantendo-se e modernizando o Hospital dos Covões com todos os serviços em pleno funcionamento.

A moção proposta pela presidente da Câmara Municipal, Alda Correia de Carvalho “na defesa dos interesses das nossas populações” vai ser enviada ao Primeiro-ministro da República Portuguesa, à Ministra da Saúde e demais entidades regionais da tutela, bem como a todos os grupos e representantes parlamentares da Assembleia da República, “para a defesa integral das populações do Concelho de Castanheira de Pera, no que concerne aos cuidados de saúde públicos e do Hospital dos Covões”.

 António B. Carreira

 

Comments are closed.

Scroll To Top