A casa de convívio “O PENICO”, de Alge, Figueiró dos Vinhos, comemorou no passado dia 13, o seu 39º aniversário. Os sócios reuniram neste dia em Assembleia-Geral, presidida pelo nosso amigo José Simões, para discutir e aprovar o Relatório de Contas e tratar de outros assuntos relacionados com a colectividade.
A festa comemorativa de mais este aniversário, ocorreu como habitual na sua sede no dia 15 (sábado) num almoço realizado pela direcção presidida pelo nosso amigo Fernando Jales, muito bem confeccionado por um grupo de senhoras ligadas ao lugar de Alge, reuniu mais de 100 associados, e ao qual, em representação do município, compareceu a sua Vice-presidente, Drª Marta. Apesar de também convidado mais uma vez se sentiu a falta de representatividade da Junta de Freguesia de Campelo, posição que no nosso entender, politicamente não é muito dignificante.
Cerca das 17.00 horas, desta vez sem a habitual animação, se admite devido a lapso na leitura do GPS ter ido ao encontro do representante da Junta de freguesia recordar o aniversário da Casa de Convívio “O PENICO”, não impediu os nossos amigos José Brás e Lúcio Mendes, contrariados por Vítor Silva pela localização do assador, acenderem este para preparação das habituais febras, entremeada e salchichas, servidas com pão, acompanhadas com um muito apetitoso vinho e finalizaram com uma também muito apetitosa “sopa”, recordando o tempo das nossas avós.
O lugar de Alge, localizado a norte da freguesia de Campelo, em plena mancha florestal tem como habitantes permanentes uma faixa etária de avançada idade, conta ainda com uma muito significativa colónia de “Algenses” radicados em Lisboa e outros locais, nunca esquecem a terra natal que visitam durante o ano a qualquer momento, com maior permanência nesta época de veraneio, não só visitar familiares e amigos também para acompanhamento vigilância dos seus imóveis e propriedades agrícolas as quais continuam a produzir.
O lugar de Alge, tem uma mais-valia muito atrativa pelo turismo, a “ribeira” nascida na “Serra do Singral” a quem Alge dá o nome, percorrendo não só a freguesia de Campelo como Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos, e desagua no rio Zêzere alimentando a albufeira de Castelo de Bode, com uma belíssima qualidade, alimenta a piscina local possuidora de umas belíssimas infraestruturas e é motivo de atracção nesta época de muitos grupos em passeio de turismo.
Para além destas infraestruturas, Alge com uma população muito hospitaleira, dispõe de uma Comissão de Melhoramentos que reivindicou a escola local e nesta introduziu melhoramento para a instalação de um museu onde se podem apreciar muitos móveis e objectos dos seus antepassados, dispondo ainda de uma Assembleia de Compartes responsável pela administração do baldio local.
Fernando C. Bernardo