Os CTT já começaram a receber as cartas escritas por muitas crianças do nosso país, dirigidas ao Pai Natal dos CTT e que chegam à Empresa de forma espontânea. Estas cartas são as únicas que são aceites sem selo pelos CTT.
O Pai Natal dos CTT nasceu graças à espontaneidade de crianças que escreviam cartas ao Pai Natal. Foi a partir de 1985 que os CTT começaram a ajudar o Pai Natal, respondendo a todas elas e enviando também uma pequena lembrança. Para o efeito, os CTT mobilizam sempre uma equipa especial que se dedica a tempo inteiro para garantir que todas as crianças (e alguns graúdos) recebem uma resposta, ajudando todos a manter o sonho do Natal bem vivo.
Em ano de pandemia os CTT consideram ser ainda mais importante manter a tradição e ajudar a promover o espírito do Natal. A estas cartas de respostas os CTT juntarão um pequeno presente simbólico, que não pode saber-se qual é para não estragar a surpresa.
Espera-se que este ano o Pai Natal dos CTT receba cerca de 160 mil cartas. As cartas são destinadas a locais mais comuns como o “Pólo Norte” e a “Lapónia”, mas também a locais mais imaginários como “A Terra do Frio” ou “O Caminho das Estrelas”.
Para muitas crianças escrever ao Pai Natal dos CTT é a primeira experiência na escrita de uma carta, permitindo conhecer um meio tradicional de comunicação numa era digital.
Todas as cartas serão respondidas, mas é importante que tenham uma morada para que o Pai Natal dos CTT saiba para onde enviar a resposta.
Pai Natal solidário dos CTT entrega presentes graças à generosidade dos portugueses
A campanha do Pai Natal Solidário (www.painatalsolidario.pt) está de volta aos CTT e está preparada para garantir que a magia de Natal chega a todas as crianças, nomeadamente aquelas mais desfavorecidas. Para tal, os CTT pediram a mais de 1500 crianças até 12 anos de cerca de meia centena de instituições de solidariedade, de Norte a Sul do País, que escrevessem as suas cartas ao Pai Natal.
O Pai Natal Solidário dos CTT envolve este ano 41 Instituições de Solidariedade Social que cuidam de crianças com necessidade de assistência social. Estas crianças, até aos 12 anos, são convidadas a escrever cartas ao Pai Natal revelando os presentes que gostariam de receber. Essas cartas estão disponíveis em www.painatalsolidario.pt até ao final do mês de dezembro para que os portugueses as apadrinhem e façam sorrir uma criança.
Para realizar o apadrinhamento de uma carta através do site, basta entrar em www.painatalsolidario.pt, selecionar uma carta e indicar o nome e o e-mail para fazer a reserva, guardando o nº da carta. Tem depois três dias úteis para passar em qualquer Loja CTT, com o nº da carta que reservou e o presente que devem ser novos e não devem estar embrulhados, oferecendo os CTT a embalagem e o envio.
Por razões de proteção das crianças, todos os dados pessoais, quer dos padrinhos, quer das crianças das instituições, só serão conhecidos pelos CTT, garantindo assim a confidencialidade da informação e todo o processo de entrega dos presentes.
Desde 2009, e através desta iniciativa, os CTT, com a ajuda dos portugueses, já entregaram mais de 12 000 presentes a crianças carenciadas.
Abaixo pode ser consultada a lista das instituições envolvidas neste projeto, informação que também estará disponível em www.painatalsolidario.pt. Para acompanhar o desenvolvimento da iniciativa pode consultar a página https://www.facebook.com/opainatalsolidario/
Lista de instituições aderentes
Ajuda De Mãe
Aldeias Sos Da Guarda
Amigos Da Pediatria Do Hospital Ilha Terceira – Apit
Associação A Casa Do Caminho
Associação Abraço – Delegação De Lisboa
Associação Abraço – Delegação Madeira
Associação Abraço – Delegação Norte
Associação Ajuda De Berço
Associação Ajudaris
Associação Casa Nova
Associação Crescer Ser – Casa Da Encosta
Associação Crescer Ser – Casa De Cedofeita
Associação Crescer Ser – Casa Do Infantado
Associação Crescer Ser – Casa Do Parque
Associação De Defesa E Apoio À Vida (Coimbra) – Adav
Associação Juvenil Ponte – “Catl Crescer Com Amigos”
Associação Mum`S And Kids
Associação Nós
Associação Protetora Da Criança (Valadares)
Associação Sol
Associação Vida Cristã Filadélfia
Casa Da Criança De Tires – Fundação Champagnat
Casa De Acolhimento Obra Do Padre Grilo
Casa Drº Alves
Casa Seis
Centro Comunitário Da Paróquia De Carcavelos
Centro De Emergência Social São João De Deus – Vitae
Centro Doutor João Dos Santos – Casa Da Praia
Centro Juvenil De Campanhã
Centro Social D. Abílio Vaz Das Neves
Espaço “A Criança” Conselho Português Para Os Refugiados
Fundação Dom Pedro Iv – Casa Infância Dos Olivais
Fundação Luíza Andaluz
Jardim De Infância “O Casulo” – Associação Para O Desenvolvimento Sociocultural Da Zona Oeste De Évora
Lar De Crianças Bom Samaritano
Neci – Nucleo Especializado Para O Cidadão Incluso
Obra Do Padre Américo – Casa Do Gaiato São Miguel
Ponto De Apoio À Vida
Refúgio Aboim Ascenção
Santa Casa Da Misericórdia De Torres Novas
Santa Casa Da Misericórdia V.N. Barquinha Cat Pr’amar