Carnaval em Vila Facaia

Este ano Vila Facaia voltou a comemorar o Carnaval “à antiga”, no domingo, dia 7 de Fevereiro. Este “à antiga” tem a ver com o formato escolhido, ou seja, “cegadas”, que eram nada mais nada menos que pequenas peças de teatro, muitas vezes improvisadas, que os populares faziam na via pública, durante o Carnaval, satirizando aspectos diversos da sociedade, como o poder e as autoridades, as aventuras amorosas dos vizinhos, ou mais recentemente, a vida política.

Em Vila Facaia os alvos da sátira dos foliões foram a “Guerra da Azeitona” e a intervenção da GNR, o alcoolismo, a crise na saúde ou a prostituição, entre outros.

Simultaneamente iam desfilando as mais diversas máscaras, entre as quais muitas crianças, que trouxeram muita cor e alegria ao recinto do mercado, onde também a fanfarra dos Bombeiros de Pedrógão Grande se fez ouvir.

Para que o Carnaval de Vila Facaia possa continuar a ser uma festa para as famílias, era no entanto conveniente que se evitassem alguns excessos, principalmente de linguagem, mais gestual do que verbal, que aconteceram em apenas um dos quadros.

António B. Carreira

25_vfacaia

Comments are closed.

Scroll To Top