Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 reuniu com associações

O Município de Pedrógão Grande e a equipa que coordena a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 reuniram com os agentes culturais do concelho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, no passado dia 7 de Fevereiro. Estiveram presentes cerca de três dezenas de munícipes em representação de mais de 20 associações, colectividades e das três Juntas de Freguesia.

A candidatura, baptizada Rede Cultura 2027, junta municípios das comunidades intermunicipais da Região de Leiria, Médio Tejo e Oeste, cujos presidentes reuniram pela primeira vez no dia 22 de Fevereiro.

De realçar que a Câmara Municipal de Pedrógão Grande assinou um protocolo que visa apoiar esta candidatura a Capital Europeia da Cultura. O documento assinado com a Câmara Municipal de Leiria tem como objectivo fomentar uma rede de concelhos que irão cooperar no domínio das artes, da cultura e do conhecimento. O protocolo sublinha o interesse dos municípios no papel social das artes e da cultura, propondo-se a aumentar a participação colectiva na vida cultural. A possibilidade de criar um novo impacto da cultura na economia também está contemplada, assim como o reforço da criação e da inovação na região e da promoção dos seus recursos culturais, económicos e sociais.

As vilas e cidades parceiras que irão dar forma a esta rede vão participar na preparação e apresentação do programa da candidatura, cujo início de actividades e projectos comuns acontecerá durante este ano. Diversificar a oferta cultural, fortalecer o património cultural e encontrar apoios e estímulos financeiros são alguns dos objectivos estabelecidos.

Foi neste contexto que decorreu esta reunião, onde Paulo Rameiro, Coordenador do projecto considerou como “um desafio extraordinário, porque deve nascer não de uma ideia, não de uma suposta grande revelação do que deve ser a cultura, mas devemos ouvir as pessoas, uma a uma, todos os agentes, do norte ao sul”.

Depois de alinhados todos os autarcas de 26 municípios para esta grande missão, estamos num primeiro grande momento de terreno, “precisamos de saber o que queremos fazer e o que já temos – e temos muitíssimo – mas é importante esta reflexão: o que é que é importante? O que é prioritário? Como chegar lá? Com que agentes? Que programadores?”.

Relativamente à candidatura, Paulo Rameiro não dá garantias de 100% na vitória, mas dá 100% de garantias que nestes concelhos todos ficarão a ganhar em termos culturais.

Segundo Paulo Lameiro, estão previstos oito encontros do Conselho Geral da Rede Cultura 2027, dois em Leiria e os restantes em municípios vizinhos.

Em 2019, a Rede Cultura 2027 conta lançar uma base de dados com a programação de todos os agentes do território, para consulta em tempo real, e uma aplicação móvel para divulgar o que está a acontecer em Leiria, no território da candidatura e, também, o que estão a fazer os agentes culturais da cidade que trabalham fora. Paulo Lameiro anunciou ainda para este ano as primeiras experiências de coprodução e itinerância patrocinadas pela candidatura.

Comments are closed.

Scroll To Top