Alunos do Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande vencem “4º Prémio Jorge Paiva – ESCOLA E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL”

Parabéns aos alunos do 8º ano da Escola Básica Miguel Leitão de Andrada, Pedrógão Grande pelo 1º Prémio no Escalão 2 (constituído por trabalhos e/ou atividades que envolvam alunos do 2.º e 3º ciclos do ensino básico) do “Prémio Jorge Paiva – Escola e Responsabilidade Ambiental 2019”, com o projeto “Pilritar”.

A entrega dos prémios teve lugar em cerimónia pública dos VIII Encontro(s) de Cidadania e Responsabilidade Socio Ambiental, no dia 11 de maio, em Arganil.

Este prémio pretende motivar os alunos da educação pré-escolar, do 1.º, 2.º e 3.ºciclos do ensino básico e ensino secundário das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem de conhecimentos e atuações que visem a responsabilidade ambiental.

Pretende-se, ainda, estimular o interesse dos alunos por conhecimentos e atuações ambientais responsáveis, mediante a concretização de trabalhos e/ou atividades inovadoras que evidenciem a imprescindibilidade da simbiose Homem-Natureza Ciência, com vista à conservação das espécies e do planeta Terra.

O “Pilritar” é um projeto de educação ambiental cujo mote é conhecer melhor as espécies autóctones, as suas sementes e frutos, a sua importância no controlo de espécies invasoras e a sua aplicação na criação de zonas de proteção das nossas aldeias contra os incêndios florestais, apostando na biodiversidade autóctone. O Pilriteiro, Crataegus monogyna, é uma das espécies da floresta autóctone mediterrânica ainda muito pouco valorizada.

De realçar que o projeto “Pilritar” foi também distinguido no referido Concurso de Ideias do “Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola 16.ª Edição–2018/2019”, sendo uma das candidaturas selecionada para a fase de desenvolvimento, de entre mais de 1400 projetos a concurso.

Instituído em 2002/2003, em parceria com o Ministério da Educação, através da celebração de um Protocolo de colaboração, o Prémio “Ciência na Escola” rapidamente cresceu e se consolidou a nível nacional. O Prémio desenvolve-se ao abrigo dos instrumentos legais celebrados com esse fim, entre o Estado Português, através das áreas governativas da Educação e da Economia, e a Fundação Ilídio Pinho, sendo a presente edição, subordinada ao tema “A ciência ao serviço do desenvolvimento de Portugal”.

Comments are closed.

Scroll To Top