Almoço da Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio dos Escalos Fundeiros

No passado domingo, dia 11 de fevereiro, a vice-Presidente da Autarquia de Pedrógão Grande, Margarida Guedes e a Tesoureira da Junta de Freguesia, Fátima Carvalho, marcaram presença em mais um tradicional almoço da Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio dos Escalos Fundeiros, realizado num restaurante na albufeira do Cabril.

De realçar que este Almoço Convívio é sempre realizado no Domingo Gordo, talvez este um dos segredos do seu enorme sucesso, pois os escalosfundeirenses desde logo reservam esse dia na sua agenda para este convívio regionalista.

Enorme manifestação de bairrismo e amor ao seu rincão natal com a presença de mais de uma centena de escalosfundeirenses, uns naturais, outros residentes, outros ainda dedicados amigos. Este número de participantes, ainda mais expressivo se torna, se nos lembrarmos que naquela pequena aldeia do norte do concelho não chegam a habitar regularmente 3 dezenas de pessoas, fruto da desertificação que atinge toda a região.

Associação orientada para a promoção e manutenção das ligações afetivas àquela simpática aldeia procura evocar, manter e reforçar a identidade da comunidade, tem contribuído para um significativo aumento da autoestima e orgulho no ser “escalosfundeirense”. À semelhança de outras associações do concelho, a Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio dos Escalos Fundeiros tem-se constituído como o veículo ideal para ultrapassar o isolamento que os seus habitantes possam experimentar e ao mesmo tempo um polo de atração e fixação aos seus migrantes e visitantes.

Este Almoço é mais uma prova do excelente trabalho que está a ser realizado pela Associação, o que as autarcas presentes reconheceram na oportunidade.

Os dirigentes aproveitaram a presença do Edil pedroguense para reconhecer e agradecer a disponibilidade da Autarquia para com a aldeia dos Escalos Fundeiros e aproveitaram para lhe deixar alguns pedidos. As Autarcas mostraram abertura e enalteceram o espírito reivindicativo daqueles dirigentes associativos.

Na oportunidade foram homenageados seis escalosfundeirenses pela sua obra e dedicação à Associação e, principalmente, ao rincão natal. Foram eles, Alcindo Serrano, Carlos Santos, Filipe Fernandes, José Santos, Alcides Fernandes e Luís Filipe Antunes. Os últimos dois, já tinham recebido a respetiva placa em cerimónia anterior.

Comments are closed.

Scroll To Top