Acidente obriga ao corte do IC8

Um acidente ocorrido na manhã no dia 27 de Maio, segunda-feira, no IC8 em pleno tabuleiro da ponte sobre o Rio Zêzere, em Pedrógão Grande, obrigou ao corte daquela via durante quase dois dias.

O acidente envolveu um camião de matrícula espanhola que transportava 24.000 litros de acetona, líquido que foi parcialmente derramado na ponte, causando algum alarme dada a possibilidade do solvente contaminar o solo e as águas do Rio Zêzere, mas não provocou vítimas.

O trânsito foi cortado entre os nós de Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno, seguindo em alternativa pela barragem do Cabril.

O camião ficou tombado sobre as guardas da ponte, tendo sido espalhada areia no local, na tentativa de absorver a acetona que foi derramada no tabuleiro.

Segundo fonte da CM da Sertã, o rebentamento de um pneu terá estado na origem do sinistro.

A remoção da carga e do veículo foram atrasadas devido ao facto de a equipa de controlo ambiental dos Bombeiros Sapadores de Coimbra não ter o equipamento em condições de intervir, tendo-se assim de aguardar por uma equipe do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, de Lisboa, especializada em matérias perigosas. Também as dimensões e o posicionamento do veículo pesado obrigaram à intervenção de uma grua de grandes dimensões.

O IC8 foi reaberto por volta da 01h00 da madrugada do dia 29, quarta-feira.

António B. Carreira

Foto cortesia da Rádio Condestável

Comments are closed.

Scroll To Top