80º Aniversário da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos

6bombeiros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos comemorou no passado dia 24 de Maio o seu 80º aniversário com uma sessão solene presidida pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

No decorrer da sessão solene foi empossado o novo Comandante, Paulo Renato Nogueira e os Adjuntos de Comando Jorge Martins e Daniel Batata.

Na oportunidade, foram também agraciados com Medalhas de Assiduidade e Dedicação alguns Bombeiros do Corpo Activo, assim como foram atribuídos crachás de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.

A Sessão Solene prosseguiu com a atribuição de Medalhas de Quadro de Honra ao Comandante Joaquim Pinto e ao Adjunto de Comando António Teixeira, que cessaram funções e passaram para o quadro e honra a 31 de Janeiro de 2015.

A Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, ainda distinguiu com o Titulo de Sócio Honorário o Comandante Joaquim Pinto Ascensão Martins, e como Sócios Beneméritos o Dr. Luís Manuel Rafael Silveirinha e o Comendador Jorge da Conceição Lopes.

Lucien Nicholas, adjunto do presidente da cidade francesa de Saint Maximin, geminada com Figueiró dos Vinhos, que se deslocou propositadamente para acompanhar as comemorações, saudou os Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, destacando a diferença, quer organizativa, quer operacional do serviço de bombeiros em França, onde a profissionalização é a regra, em contraponto com o voluntariado em Portugal, bem como do tipo de auxílio prestado, mais fogos florestais em Portugal, e incêndios urbanos em França. Ofereceu à associação uma escultura em pedra de sua autoria.

Seguiu o período de intervenções com a intervenção do novo Comandante, Paulo Renato, que num discurso pleno e emoção, endereçou os parabéns aos bombeiros condecorados, e agradeceu a confiança que nele depositaram, e muito especialmente aos elementos do comando que cessaram funções, Adjunto Teixeira e Comandante Pinto, que considerou como “o pai que nunca tive”.

Usou da palavra seguidamente o presidente da Associação, Luís Filipe Silva, que lembrou que neste dia se celebrava também em Bragança o Dia Nacional do Bombeiro. Cumprimentou a delegação da cidade francesa de Saint Maximin, tendo de seguida lembrado a história dos Bombeiros Voluntários, narrada no livro de Tó Zé Silva.

Seguiram-se intervenções de entidades representadas: Rui Vargas, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Sérgio Gomes, Comandante Operacional Distrital de Leiria, e Mário Serol, da Liga dos Bombeiros Portugueses, que durante a intervenção entregou os crachás de ouro atrás referidos.

Jorge Abreu, presidente da Câmara Municipal, recordou que estes 80 anos de história foram 80 anos de luta, e reconheceu a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos como uma das mais respeitadas do concelho. Reiterou o seu apoio e total confiança no novo Comandante, e disponibilizou-se para continuar a sempre presente colaboração entre a autarquia e a associação.

Encerrou a sessão o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, que endereçou os parabéns à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, a quem agradeceu pelos 80 anos de serviços prestados em benefício da população, lembrando a “grandeza do coração dos bombeiros”.

À saída foi descerrada uma lápide evocativa deste 80º Aniversário.

As Cerimónias encerraram com um desfilo apeado e motorizado pelas ruas da vila de Figueiró dos Vinhos, seguido de um almoço de plena confraternização e aniversário entre bombeiros e convidados.

 

Atribuição de Medalhas de Assiduidade e Dedicação.

Grau Cobre, 5 anos de Assiduidade e de bons e efetivos serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses: Bombeiro de 3ª Classe Ana Cristina Silva Dias

Grau Prata, 10 anos de Assiduidade e de bons e efetivos serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses: Bombeiro de 2ª Classe Paulo Jorge Tavares Reis

Grau Ouro, 15 anos de Assiduidade e de bons e efetivos serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses: Adjunto de Comando Daniel Filipe de Jesus Batata

Grau Ouro, 20 anos de Assiduidade e de bons e efetivos serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses: Categoria Bombeiro de 2ª Classe Maria Olívia Santos David Nogueira e Bombeiro de 3ª Classe Nuno Miguel Nunes Lopes

Medalhas de Quadro de Honra

Comandante QH Joaquim Pinto Ascensão Martins

Adjunto de Comandante QH António Boaventura da Conceição Teixeira

 

Diplomas de Sócio Benemérito e Sócio Honorário

Título de Sócio Benemérito ao Senhor Comendador Jorge da Conceição Lopes.

Título de Sócio Benemérito ao Dr. Luís Manuel Rafael Silveirinha.

Título de Sócio Honorário ao Comandante Joaquim Pinto Ascensão Martins.

 

Crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses

Bombeiro de 3ª Classe António Leal

Sub-Chefe Carlos Vieira.

 

Resumo Curricular dos Elementos de Comando

Comandante Paulo Renato

Paulo Renato Conceição Nogueira, ingressa no Corpo de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, a 06-03-1992, na Categoria de Aspirante, Ingressando na Carreira de Bombeiro a 20-05-1994. Em 10-12-2001, é promovido ao posto de Bombeiro de 2ª e em 04-09-2004, chega ao posto de Bombeiro de 1ª. Continua a sua progressão na Carreira de Bombeiro chegando a Sub-Chefe em 18-06-2007. É desde 2010, Encarregado Operacional na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

É detentor, entre outros, dos Curso de: Tripulante de Ambulâncias de Transporte, Salvamento e desencarceramento, Condutor de Embarcações de Socorro, Chefe de Equipa e chefe de Grupo de Combate a Incêndios Florestais, Organização de Postos de Comando, Gestão Operacional de Incêndios Urbanos e Industriais, Gestão Operacional de Incêndios Florestais, Organização Jurídica, administrativa e Operacional, Segurança e Comportamento de Incêndio Florestal.

É proposto ao cargo de Adjunto de Comando, onde ingressa em 26-05-2013, passando a 18-05-2014 a 2º Comandante. Assume o comando Interino deste corpo de Bombeiros a 01-02-2015, tendo sido proposto a Comandante em reunião de Direcção datada de 24-01-2015.

A 27-02-2015, por Despacho de Sua Exª o Director Nacional de Bombeiros. Assume o Comando dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos.

 

Adjunto Jorge Martins

Jorge Alexandre Antunes Martins, ingressa no Corpo de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, a 01-09-1997, na Categoria de Cadete, Ingressando na Carreira de Bombeiro a 15-05-2000. Em 20-07-2002, é promovido ao posto de Bombeiro de 2ª e em 04-09-2004, chega ao posto de Bombeiro de 1ª. Continua a sua progressão na Carreira de Bombeiro chegando a Sub-Chefe em 18-06-2007. É desde 15-05-2009 Chefe da EIP dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos.

É detentor, entre outros, dos Curso de: Tripulante de Ambulâncias de Socorro, Formador de Salvamento e desencarceramento, Formador de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Florestais, Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas, Condução Defensiva em Marcha de Emergência, Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida – NFPA.

É proposto ao cargo de Adjunto de Comando, deste corpo de Bombeiros pelo comandante, em reunião de Direcção datada de 24-01-2015, tendo sido aprovado na mesma Reunião.

Após conclusão com sucesso das Provas de Avaliação de Competências para Quadros de Comando é Homologado ao Cargo, a 30-03-2015, por Despacho Sua Exª o Director Nacional de Bombeiros.

 

Adjunto Daniel Batata

Daniel Filipe de Jesus Batata, ingressa no Corpo de Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a 04-05-1999, na Categoria de Cadete, Ingressando na Carreira de Bombeiro a 23-05-2003. Em 26-11-2005, é promovido ao posto de Bombeiro de 2ª e em 04-11-2009, chega ao posto de Bombeiro de 1ª.

Em 02-03-2010, a seu pedido, é transferido para este Corpo de Bombeiros. A 02-10-2012, é requalificado na Carreira de Oficial Bombeiro, no posto de Oficial Bombeiro de 2ª. É desde 15 de Dezembro de 2005, Fisioterapeuta na Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos.

É detentor, entre outros, dos Curso de:T ripulante de Ambulâncias de Transporte, Salvamento e desencarceramento, Formador de Matérias Perigosas, Organização de Postos de Comando, Gestão Operacional de Incêndios Urbanos e Industriais, Gestão Operacional de Incêndios Florestais, Organização Jurídica, administrativa e Operacional, Formador Internacional de Curso de Matérias Perigosas – Reconhecimento e Operações, pela NFPA.

É proposto ao cargo de Adjunto de Comando, deste corpo de Bombeiros pelo comandante, em reunião de Direcção datada de 24-01-2015, tendo sido aprovado na mesma Reunião.

Após conclusão com sucesso das Provas de Avaliação de Competências para Quadros de Comando é Homologado ao Cargo, a 30-03-2015, por Despacho de Sua Exª o Director Nacional de Bombeiros.

 

Comments are closed.

Scroll To Top