5º aniversário do blogue Terras da Ribeirinha

O blogue Terras da Ribeirinha, editado pelo nosso assinante, coleccionador e dinamizador cultural Élio Marques, completou, no passado dia 3 de Setembro, cinco anos de vida.

Foi neste dia de 2015 que começou a publicação dos primeiros textos de divulgação das obras dos autores dos concelhos do Norte do Distrito de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande) e, também, dos autores dos concelhos vizinhos de Penela e de Ferreira do Zêzere.

Neste curto período de existência, o blogue já deu a conhecer mais de 260 obras de algumas dezenas de autores dos concelhos do Norte do Distrito de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande) e, também, obras de autores dos concelhos vizinhos, Penela e Ferreira do Zêzere. Dos mais de duas centenas e meia de textos (pro bono) publicados, a maioria são sobre livros (editados entre o século XV e o século XXI), mas também sobre revistas, discos de vinil e filmes. As temáticas das obras divulgadas são as mais diversas: história, poesia, teatro, cinema, música, pintura, movimento operário, direito, latim, grego, romance, etc…

Apesar deste trabalho realizado, o sentimento de Élio Marques é que ainda agora foram dados os primeiros passos tal a quantidade de autores e de obras por eles publicadas, mantendo por isso a mesma disponibilidade e empenho para continuar a divulgar os grandes valores culturais do Norte do Distrito de Leiria.

Sem grandes pretensões literárias, o que move o Terras da Ribeirinha é a divulgação dos valores culturais desta notável região pelo mundo fora. As palavras de incentivo recebidas, quer presencialmente quer via e-mail e, também, as inúmeras visualizações dos quatro cantos do mundo, levam a concluir que estão a atingir o objectivo.

Neste seu quinto aniversário, Élio Marques agradece aos autores, à comunicação social, e aos leitores habituais a paciência de lerem as suas crónicas.

Além da actividade do blogue Terras da Ribeirinha, Élio Marques também disponibilizou obras para as exposições, bibliográfica e documental, dos Autores do Norte do Distrito de Leiria, realizadas no Museu Municipal e Biblioteca Municipal de Alvaiázere (2017), Biblioteca Municipal Simões de Almeida (Tio), Figueiró dos Vinhos (2017) e na Casa do Tempo de Castanheira de Pera (2018).

 

Comments are closed.

Scroll To Top